dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Silva, Maria Cristina da | |
dc.date.accessioned | 2014-05-28T12:52:03Z | |
dc.date.available | 2014-05-28T12:52:03Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/260 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research aims to study the entrepreneurship applied to educational management, its advantages, disadvantages, limits and possibilities. Thus, the methodology presented was done through literature in books, magazines, scientific articles and other sources of research, from a qualitative nature. The analysis of data
collected showed that it is essential that the managers have educational training on
entrepreneurship, in order to guide the teaching staff in schools, offering theoretical
and methodological support to through problem-situations involving this issue.
Therefore entrepreneurship does not result in a momentary and passing news,
because the incentive for creativity to the taste for knowledge through innovative and
personalized educational content, may help if the student is an apprentice to
undertake new challenges. The ability to manage and mediate relations of
entrepreneurial learning is expected to conduct educational managers committed to
quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | O empreendedorismo na gestão educacional: uma inovação da educação | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurship in management education: an innovation in education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo estudar o empreendedorismo aplicado à gestão educacional, suas vantagens, desvantagens, limites e possibilidades. Para tanto, a metodologia apresentada foi realizada através de pesquisa bibliográfica
em livros, revistas, artigos científicos publicados e demais fontes de consulta, de
natureza qualitativa. A análise dos dados coletados demonstrou ser essencial que
os gestores educacionais tenham formação sobre o empreendedorismo, para que
possam orientar a equipe docente nas instituições escolares, oferecendo suporte
teórico e metodológico aos mesmos, através de situações-problema que envolvam
este tema. Pode-se concluir que o empreendedorismo não se traduz em uma
novidade momentânea e passageira, pois o incentivo a criatividade ao gosto pelo
saber, através de conteúdos escolares inovadores e personalizados, podem
contribuir para que o aluno se constitua um aprendiz para empreender novos
desafios. A capacidade de gerir e mediar relações de aprendizagem
empreendedoras é uma atitude esperada para gestores educacionais
comprometidos com a qualidade da educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |