Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorLima, Ivany Francisca
dc.date.accessioned2017-01-26T11:00:33Z
dc.date.available2017-01-26T11:00:33Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2611
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study focuses on the school management as the primary means of democratization of education in public schools. Makes a retrospect of the progress and achievements noted since the enactment of the Federal Constitution of 1988 to the present day, highlighting the decentralization of power and strengthening of political and pedagogical actions as channels of consolidating democratic school management. Makes a critical and reflective, seeking different views and concepts of democracy and the principles that guided the foundation of educational legislation in force, promoting a more concrete and a more precise understanding of reality. The findings presented here were made through a case study promoted by direct contact with the different actors of the educational school in the municipal Palmas. The interpretation that is done is enriched with the thought of various educational theorists as Victor H. Paro, S. Naura C. Ferreira, Luiz F. Gold, and other scholars who have significantly invigorate the debate on the scientific knowledge of school management and contemporary references are important for the educator who wants to enable a more praxis-oriented and democratic social transformation. The critical appropriation in this study highlights the need for a new educational culture where all actors feel players and managers of the educational process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleGestão democrática escolar: práticas e desafios do cotidianopor
dc.title.alternativeDemocratic school management: practices and challenges of everyday lifepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo focaliza a gestão escolar como o principal meio de democratização da educação nos estabelecimentos escolares públicos. Faz um retrospecto dos avanços e conquistas assinaladas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais, destacando a descentralização do poder e o fortalecimento das ações político-pedagógicas como canais de consolidação da gestão escolar democrática. Faz uma abordagem crítica e reflexiva, buscando diferentes visões e conceitos de democracia e os princípios que nortearam os fundamentos da legislação educacional vigente, promovendo uma análise mais concreta e uma compreensão mais precisa da realidade. As constatações aqui apresentadas foram feitas por meio de um estudo de caso promovido pelo contato direto com os diferentes atores ligados as ações educativas escolares da rede municipal de Palmas. A interpretação que se faz é enriquecida com o pensamento de diferentes teóricos da educação como: Vitor H. Paro, Naura S. C. Ferreira, Luiz F. Dourado, e outros estudiosos que significativamente revigoram o debate sobre o conhecimento científico da gestão escolar contemporânea e são importantes referenciais para o educador que queira possibilitar uma práxis mais democrática e voltada para a transformação social. A apropriação crítica presente nesse estudo aponta para a necessidade de uma nova cultura educacional onde todos os seus atores se sintam protagonistas e gestores do processo educativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples