Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerman Machado, Valeska
dc.creatorMachado, Rosana
dc.date.accessioned2022-09-13T13:16:37Z
dc.date.available2022-09-13T13:16:37Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationMACHADO, R. A educação ambiental na política de habitação: uma possibilidade de intervenção para o assistente social. 2017. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26136
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis course conclusion paper (TCC) results from the experience of curricular internship in Social Service at the Federal University of Santa Maria (UFSM) held in the Municipal Superintendency of Habitation. The internship took place between August 2016 and May 2017, and aims to observe and intervene in the accomplishment of the professional practices in the environment, within the habitation policy, where were use dinstruments of the professional Social Worker: observation, sensitive listening, home visit, individual and group approach, reports, access to the network, among others whose purpose is to promote the importance of Environmental Education in habitation policy, who sought to intervene in the Brenner allotment, part of the Growth Acceleration Program (GAP), part of the municipality's habitation policy. It also addresses the relevance of working together with the network on project actions and knowledge exchange, seeking strategies to mitigate the environmental damages that have occurred in the area, aggravated by the vulnerabilities brought by expressions of social issues, such as poverty, lack of information, prejudice, etc. The project sought to develop incentive actions in conjunction with networks, so that the local population can appropriate environmental awareness, helping to preserve it and the sustainable use of its natural resources. Thus, rescuing the importance of environmental education in new meanings for these social subjects, with which the Social Work works, it is defended a professional position that contributes to their empowerment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPolítica Habitacionalpor
dc.subjectProjeto de Intervençãopor
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectHabitational Policyeng
dc.subjectIntervention Projecteng
dc.titleA educação ambiental na política de habitação: uma possibilidade de intervenção para o assistente social.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da experiência de estágio curricular em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado na Superintendência de Habitação da Prefeitura Municipal. O estágio ocorreu no período entre Agosto/2016 a Maio/2017, e objetiva observar e intervir na realização das práticas profissionais no meio ambiente, dentro da política habitacional, onde se utilizou de instrumentais do profissional Assistente Social: observação, escuta sensível, visita domiciliar, abordagem individual e grupal, relatórios, acesso à rede, entre outros cujo propósito é promover a importância da Educação Ambiental na política de habitação, o qual buscou intervir no Loteamento Brenner, pertencente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), integrante da política de habitação do município. Aborda-se também a relevância do trabalho em conjunto com a rede nas ações do projeto e troca de conhecimentos, buscando estratégias, para amenizar os danos ambientais, ocorridos no local, que agravam em decorrência das vulnerabilidades trazidas pelas expressões das questões sociais, como a pobreza, a falta de informações, o preconceito, etc. O projeto procurou desenvolver ações incentivadoras em conjunto com redes, a fim de que a população local possa apropriar-se de conscientização ambiental, ajudando na preservação desta e na utilização sustentável de seus recursos naturais. Assim, resgatando a importância da educação ambiental em novos significados para esses sujeitos sociais, com os quais o Assistente Social trabalha, defendo uma postura profissional que contribua para o empoderamento dos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto