dc.contributor.advisor | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.creator | Pereira, Rômulo de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T16:21:43Z | |
dc.date.available | 2022-09-14T16:21:43Z | |
dc.date.issued | 2022-08-24 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26166 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SICRO | por |
dc.subject | Viabilidade econômica | por |
dc.subject | Concreto asfáltico | por |
dc.subject | Concreto de cimento Portland | por |
dc.subject | Orçamentação | por |
dc.subject | Economic viability | eng |
dc.subject | Asphalt concrete | eng |
dc.subject | Portland cement concrete | eng |
dc.subject | Budgeting | eng |
dc.title | Investigação do custo-benefício da utilização de pavimentos asfálticos e de concreto de cimento Portland orçados através do Sicro | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O aumento do preço dos materiais asfálticos, nos últimos anos, tem gerado dúvidas quanto à viabilidade do emprego de pavimentos em concreto asfálticos atualmente no Brasil. Com isso, há a necessidade constante estudar e comparar entre outras estruturas de pavimentos, a fim de obter dados atualizados de custos e investigar a viabilidade econômica de cada uma. O objetivo do presente trabalho é analisar e correlacionar os resultados da orçamentação, através do SICRO, de duas estruturas de pavimentação: pavimentos em Concreto Asfáltico e em Concreto de Cimento Portland. As estruturas foram dimensionadas, através do critério de ruptura por fadiga, para crescentes níveis de solicitações de tráfego, através do software FlexPaveTM para pavimentos asfálticos e pelo método de dimensionamento da Prefeitura de São Paulo para os pavimentos em CCP. Em relação às misturas asfálticas foram utilizados ligantes convencionais 50/70 e ligantes modificados por polímero. Verificou-se que a viabilidade econômica depende exclusivamente do nível de tráfego aplicado, contudo, ao avaliar os custos do km pelo número de solicitações no pavimento observou-se que a alternativa estrutural em pavimentação asfáltica modificada por polímero resultou em um melhor custo para todos os níveis de tráfego aplicados, aproximadamente 20% mais barato que os pavimentos me CCP. Notou-se também que os custos para pavimentos em concreto de cimento Portland e em concreto asfáltico convencional 50/70 mostraram-se muito similares para altos volumes de tráfego, entretanto, para o menor volume analisado, o pavimento asfáltico se torna mais viável. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |