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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorPereira, Rômulo de Souza
dc.date.accessioned2022-09-14T16:21:43Z
dc.date.available2022-09-14T16:21:43Z
dc.date.issued2022-08-24
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26166
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSICROpor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectConcreto asfálticopor
dc.subjectConcreto de cimento Portlandpor
dc.subjectOrçamentaçãopor
dc.subjectEconomic viabilityeng
dc.subjectAsphalt concreteeng
dc.subjectPortland cement concreteeng
dc.subjectBudgetingeng
dc.titleInvestigação do custo-benefício da utilização de pavimentos asfálticos e de concreto de cimento Portland orçados através do Sicropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO aumento do preço dos materiais asfálticos, nos últimos anos, tem gerado dúvidas quanto à viabilidade do emprego de pavimentos em concreto asfálticos atualmente no Brasil. Com isso, há a necessidade constante estudar e comparar entre outras estruturas de pavimentos, a fim de obter dados atualizados de custos e investigar a viabilidade econômica de cada uma. O objetivo do presente trabalho é analisar e correlacionar os resultados da orçamentação, através do SICRO, de duas estruturas de pavimentação: pavimentos em Concreto Asfáltico e em Concreto de Cimento Portland. As estruturas foram dimensionadas, através do critério de ruptura por fadiga, para crescentes níveis de solicitações de tráfego, através do software FlexPaveTM para pavimentos asfálticos e pelo método de dimensionamento da Prefeitura de São Paulo para os pavimentos em CCP. Em relação às misturas asfálticas foram utilizados ligantes convencionais 50/70 e ligantes modificados por polímero. Verificou-se que a viabilidade econômica depende exclusivamente do nível de tráfego aplicado, contudo, ao avaliar os custos do km pelo número de solicitações no pavimento observou-se que a alternativa estrutural em pavimentação asfáltica modificada por polímero resultou em um melhor custo para todos os níveis de tráfego aplicados, aproximadamente 20% mais barato que os pavimentos me CCP. Notou-se também que os custos para pavimentos em concreto de cimento Portland e em concreto asfáltico convencional 50/70 mostraram-se muito similares para altos volumes de tráfego, entretanto, para o menor volume analisado, o pavimento asfáltico se torna mais viável.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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