Políticas educacionais de nucleação das escolas rurais/do campo no município de São Paulo das Missões/RS
Resumo
Este trabalho busca compreender como se deu o processo histórico de nucleação do sistema
escolar de ensino do município de São Paulo das Missões, localizado na região noroeste do
estado do Rio Grande do Sul. Os procedimentos de pesquisa consistiram na pesquisa
bibliográfica com o levantamento de autores e trabalhos que versam sobre a temática da
educação; na pesquisa documental, com o levantamento do número de matrículas anuais dos
alunos que estudaram em 24 escolas rurais/do campo da rede municipal de ensino, e em
fontes legislativas (leis, decretos); e na pesquisa de campo com a realização de 14 entrevistas
semi-estruturadas com gestores, ex-professores e ex-alunos das escolas/classes multisseriadas,
diretores, uma liderança comunitária, alunos das escolas rurais/do campo abertas e ex-alunos
dessas escolas que atualmente estudam na escola estadual na cidade. Foi possível constatar
que houve melhorias nos gastos e investimentos com a educação municipal, no trabalho e na
formação dos docentes. Porém, não houve grandes diversificações nos conteúdos e na
estrutura curricular, sendo que a educação e os professores das escolas-polo influenciam os
alunos a trabalhar e viver na cidade. Nas comunidades afetadas pelo fechamento das escolas
houve retração da participação juvenil.