dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira | |
dc.creator | Masschmann, Dióice Fabrício | |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T15:28:00Z | |
dc.date.available | 2022-09-22T15:28:00Z | |
dc.date.issued | 2016-04-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26235 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This article is to study an alternative to rescue the memory of the land of Areia, given that the history of the place is not well known by the younger population. Most people attribute heritage only old buildings, or something visible, such as museums, such as here in the city there is none it is necessary to rescue the memory of society, the oral history of the place, look for photos and records of former residents that can help in the construction of social identity of the city. Working with high school students can generate interest in local history, the story itself and will yield a good job. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.title | Sociologia e memória: uma aproximação necessária | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem objetiva estudar uma alternativa de resgatar a memória do município de Terra de Areia, tendo em vista que a história do lugar não é muito conhecida pela população mais jovem. A maioria das pessoas atribui patrimônio histórico somente antigas construções, ou algo visível, como os museus, como aqui no município não há nenhum deles se faz necessário resgatar a memória da sociedade, a história oral do lugar, procurar por fotos e registros de antigos moradores que possam ajudar na construção da identidade social do município. Trabalhar com alunos do ensino médio pode despertar o interesse pela história local, da própria história e renderá um bom trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |