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dc.contributor.advisorBeck, Sandra Trevisan
dc.creatorOliveira, Juliana dos Santos de
dc.date.accessioned2022-09-26T15:02:10Z
dc.date.available2022-09-26T15:02:10Z
dc.date.issued2017-02-01
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26256
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2017.por
dc.description.abstractA cross - sectional, descriptive study was carried out after intervention of the Residents of the Multiprofessional Residency Program in Hospital Management and Care in the Public Health System, inserted in the HIV / aids care line of a University Hospital. The intervention took place through an informative lecture for 237 students from the initial and final semesters, from the undergraduate courses in Pharmacy, Odontology, Nutrition, Psychology, and Social Work at the Federal University of Santa Maria – RS, in year of 2016. The study is a cut of the research and intervention project entitled "HIV / aids and Prejudice", developed by residents multiprofessional of three professional areas: pharmacy, nutrition and psychology. The objective was to analyze the level of basic knowledge about HIV infection, verifying the existence of HIV / aids-related prejudgment and discrimination among academics who will act directly with human health. Before the informative lecture, a questionnaire was applied to evaluate the previous knowledge about the topic to be developed. Afterwards, the multiprofessional team held an informative talk about basic aspects about HIV infection, treatment and prejudgment. The impact of the intervention was evaluated through a new questionnaire. The degree of knowledge and prejudice in relation to people living with HIV / aids can be considered similar in undergraduate courses evaluated, although not all courses address the issue satisfactorily in the academic formation. The action taken was satisfactory, generating reflection, making the students of all courses changed the way they see the PVHA and therefore their pre-existing prejudice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResidência multiprofissionalpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectHIVpor
dc.subjectGraduaçãopor
dc.subjectMultidisciplinary teameng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectPrejudiceeng
dc.subjectUndergraduateeng
dc.titleA forma de olhar o indivíduo vivendo com HIV/AIDS entre acadêmicos de cursos de graduação na área da saúdepor
dc.title.alternativeThe way to look at the individual that live with HIV/AIDS between academics of graduation courses in the area of healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoFoi realizado um estudo transversal, descritivo, após intervenção dos Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, inseridos na linha de cuidado HIV/aids de um Hospital Universitário. A intervenção ocorreu em forma de palestra informativa para 237 acadêmicos de semestres iniciais e finais, dos cursos de graduação em Farmácia, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria- RS, em 2016. O estudo é recorte do projeto de pesquisa e intervenção intitulado “HIV/aids e Preconceito”, desenvolvido por residentes de três núcleos profissionais, caracterizando-os uma equipe multiprofissional: farmácia, nutrição e psicologia. O objetivo foi analisar o grau de conhecimentos básicos sobre a infecção pelo vírus HIV, verificando a existência de preconceito e discriminação associados ao HIV/aids entre acadêmicos que atuarão diretamente com saúde humana. Antes da palestra informativa foi aplicado questionário para avaliar o conhecimento prévio sobre o tema a ser desenvolvido. Após, a equipe multiprofissional realizou palestra informativa abordando aspectos básicos sobre a infecção pelo HIV, tratamento e o preconceito existente. O impacto da intervenção foi avaliado através de novo questionário. O grau de conhecimento e preconceito, em relação a Pessoas Vivendo com HIV/aids, pode ser considerado semelhante entre os cursos de graduação avaliados, embora nem todos abordem o tema de forma satisfatória no decorrer da formação acadêmica. A ação realizada foi satisfatória, gerando reflexão, fazendo com que os acadêmicos de todos os cursos alterassem a forma de ver as PVHA e consequentemente seu preconceito pré-existente acerca deste indivíduo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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