Mostrar registro simples

dc.creatorBerleze, Lisandra Spiazzi
dc.date.accessioned2022-10-04T13:59:30Z
dc.date.available2022-10-04T13:59:30Z
dc.date.issued2022-09-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26339
dc.description.abstractSociety is experiencing what is called the fourth industrial revolution and with it its multiple changes in economic, social, environmental and technological scenarios. These changes have affected public Higher Education Institutions (HEIs), inviting them to use qualification and driving strategies towards development in the face of new demands from society. One of the manifestations of this fourth revolution is the “smart” concept, with themes involving several successful initiatives to build Smart Cities, which aroused interest in studies carried out in more restricted environments, at the local level, but no less complex, such as the universities. This dissertation aimed to propose components (dimensions and items) that could be part of a maturity model t o evaluate a public higher education institution in terms of smart university. This is an exploratory qualitative research, and data collection took place through semi structured interviews with thirteen experts who have expertise in the areas: education, research, sustainability, people, technology and connectivity, innovation and entrepreneurship, inclusion, finance and budget, processes, mobility and internationalization and smart campus. Furthermore, the data were analyzed with the support of the softwa re for analyzing qualitative data, Atlas ti 9. As a result of this first effort, it was possible to create dimensions and items that could integrate a maturity model to evaluate an intelligent university and a guide for the manager to use the components to apply in a maturity model.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUniversidades inteligentespor
dc.subjectModelos de maturidadepor
dc.subjectInstituições de ensino superior públicaspor
dc.subjectIntelligent universitieseng
dc.subjectMaturity modelseng
dc.subjectPublic higher education institutionseng
dc.titleSmart university: proposta de componentes para a construção de um modelo de maturidade para instituições de ensino superior públicaspor
dc.title.alternativeSmart university: proposal of components for the construction of a maturity model for publick higher education institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA sociedade está vivenciando o que se chama de quarta revolução industrial e com ela suas múltiplas mudanças nos cenários econômico, social, ambiental e tecnológico. Essas mudanças afetaram as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, convidando-as à utilização de estratégias de qualificação e condução rumo ao desenvolvimento frente às novas demandas da sociedade. Uma das manifestações desta quarta revolução é o conceito “smart”, com temáticas envolvendo diversas iniciativas bem-sucedidas de construção de Cidades Inteligentes, que despertaram o interesse para estudos realizados em ambientes mais restritos, a nível local, porém não menos complexos, tais como as universidades. Esta dissertação objetivou propor componentes (dimensões e itens) que poderão fazer parte de um modelo de maturidade para avaliar uma instituição de ensino superior pública em termos de smart university. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com treze especialistas que possuem expertise nas áreas: educação, pesquisa, sustentabilidade, pessoas, tecnologia e conectividade, inovação e empreendedorismo, inclusão, finanças e orçamento, processos, mobilidade e internacionalização e campus inteligente. Além disso, analisou-se os dados com o suporte do software para análise de dados qualitativos, Atlas ti 9. Como resultado desse primeiro esforço foi possível a criação de dimensões e itens que poderão integrar um modelo de maturidade para avaliar uma universidade inteligente e um guia para o gestor utilizar os componentes para aplicar num modelo de maturidade.por
dc.contributor.advisor1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7320669188854401por
dc.contributor.referee1Reis, Eliete dos
dc.contributor.referee2Pedron, Cristiane Drebes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105109125724365por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International