Os estudantes e a política: a experiência dos grêmios estudantis em Santa Maria - RS
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Data
2017-01-20Autor
Soares, José Galdino Barreto
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Este trabalho é resultado de uma pesquisa de caráter quantitativo cujo objetivo é
detectar a percepção dos estudantes do Ensino Médio acerca da política e a sua
compreensão sobre o papel do grêmio estudantil enquanto instancia representativa.
A pesquisa foi realizada em duas escolas de Santa Maria – RS, uma da rede
privada, localizada no Centro e outra da rede pública, situada na Região Oeste. Em
termos de procedimentos metodológicos foi aplicado um questionários em 228
alunos, sendo 125 da escola pública e 103 da escola privada. As questões foram
divididas em dois blocos, um de caráter amplo buscando verificar como os
estudantes percebem a relevância ou não da política; o seguinte tratou de temas
específicos sobre a relação dos estudantes com a sua entidade representativa, o
grêmio. Em termos teóricos, este artigo opera com a concepção de que a percepção
positiva sobre a importância da política tende a gerar um envolvimento mais efetivo
com as instituições políticas, levando em conta duas abordagens que integram a
Teoria Democrática. A primeira, em termos gerais, compreende a democracia como
um processo centrado em instituições, enfatizando os elementos procedimentais
combinados com contextos amplos de direitos políticos e liberdades. A segunda
abordagem, por sua vez, considera que o envolvimento e a participação política, não apenas de caráter formal, são essenciais para a tomada de decisões comuns,
menos hierarquizadas, e mais horizontais. A análise dos dados indica que tanto os
estudantes da escola pública, quanto os alunos da escola privada, percebem a
política e o grêmio estudantil como algo importante. Todavia, o seu envolvimento
com o grêmio estudantil, majoritariamente, restringe-se às estruturas decisórias
formais, ou seja, por meio dos processos eleitorais (pelo voto). Ainda que a maioria
dos entrevistados (78,6%) revele considerar a política como algo importante, a sua
relação com o grêmio estudantil é procedimental. O estudo também indica que não
há diferenças importantes entre a percepção sobre a política e o papel do grêmio
estudantil, considerando os estudantes da escola privada e da pública.