Expedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamental
Fecha
2022-08-30Primeiro membro da banca
Coutinho, Renato Xavier
Segundo membro da banca
Güllich, Roque Ismael Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A educação em ciências, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das ciências. O objetivo da pesquisa consiste em verificar as contribuições e potencialidades do uso dos espaços não formais para o ensino de ciências, nos anos finais (6º ano ao 9º ano) do Ensino Fundamental, a partir de revisão bibliográfica sistematizada, e a contextualização de Expedições Investigativas realizadas com alunos do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Agudo/RS. Logo, o estudo considerou o uso dos espaços não formais no ensino de ciências, descrevendo caminhos e possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia consistiu predominantemente em pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, além de um conjunto de técnicas metodológicas que fundamentam e descrevem algumas experiências vivenciadas pela pesquisadora em espaços não formais no município de Agudo/RS. As técnicas de análise de dados da pesquisa envolveram a Análise de Conteúdo e a Análise Cienciométrica. A pesquisa está organizada em cinco capítulos, e suas ações consideraram a revisão da literatura e a produção de quatro manuscritos sobre o uso de espaços não formais. Assim, os resultados descrevem algumas experiências e possibilidades sobre o uso de espaços não formais no ensino de ciências e caminhos percorridos no município de Agudo/RS. Logo, os resultados evidenciam que a utilização de espaços não formais pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tornar as aulas mais interessantes, otimizar o conhecimento e dar significado aos assuntos desenvolvidos previamente na escola, especialmente em relação a realidade em que a escola está inserida e possibilidades de uso de espaços não tão reconhecidos; além de contribuir com reflexões que possam qualificar as ações no ensino de ciências de professores e pesquisadores na área. Desse modo, a pesquisa contextualizou a importância educativa de espaços não formais e as suas potencialidades no ensino de ciências, como uma estratégia inovadora e diversificada, complementação de conteúdos e motivação para o processo de ensino e da aprendizagem.
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