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dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorSchmitz, Maria Alice da Silveira
dc.date.accessioned2022-10-06T12:49:12Z
dc.date.available2022-10-06T12:49:12Z
dc.date.issued2022-08-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26369
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe study on School Management aimed to know the perception of principals regarding Emergency Remote Education (ERE). The main points of discussion were the challenges and strategies for supporting and implementing the ERE in the face of social inequalities in Internet access in households. The bibliographic and explanatory research showed as results the need to rethink school management as a democratic process to expand the universal right to education. It is concluded that the work of school managers is essential in emergency situations. This includes developing strategies such as, for example, the possibility of interventions through the school council on issues of school dropout and solutions in the face of the insufficiency of public policies to ensure access to the Internet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEducação remota emergencialpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectEmergency remote educationeng
dc.subjectDirectorseng
dc.titleA gestão escolar em tempos de pandemia: desafios e perspectivas para diretores escolarespor
dc.title.alternativeSchool management in pandemic times: challenges and perspectives for a school directoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO estudo sobre Gestão Escolar teve como objetivo de pesquisa conhecer a percepção dos diretores escolares quanto ao processo ensino-aprendizagem na Educação Remota Emergencial (ERE), dificuldades e perceptivas. Os principais pontos da discussão foram os desafios e estratégias para suporte e efetivação da ERE diante das desigualdades sociais de acesso à Internet nos domicílios. A pesquisa de natureza bibliográfica e explicativa apontou como resultados a necessidade de repensar a gestão escolar como um processo democrático para ampliar o direito universal à educação. Conclui-se que o trabalho dos gestores escolares é fundamental em situações emergenciais. Isso engloba desenvolver estratégias como, por exemplo, a possibilidade de intervenções através do conselho escolar nas questões da evasão escolar e soluções diante da insuficiência de políticas públicas para assegurar o acesso à Internet.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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