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dc.contributor.advisorCorcini, Laís Mara Caetano da Silva
dc.creatorSantos, Matielle Beltrame dos
dc.date.accessioned2022-10-10T11:42:02Z
dc.date.available2022-10-10T11:42:02Z
dc.date.issued2022-02-02
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26425
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntroduction: The Health in School Program (HSP) is a public policy focused on the intersectoriality of health and education. It involves in actions the Education and Primary Health Care teams, acting in face of the context of vulnerabilities and weaknesses that students encounter in the teaching processes. Objective: To review what the instruments of Health Management present regarding HSP. Methods: This is an exploratory research carried out through document analysis. The documents analyzed were the Municipal Health Plan, the Annual Health Schedule, the Annual Management Report, Curricular Guidance Documents, and the Municipal Education Plan of Santa Maria/RS. Data collection took place from October to December 2020. The resulting data were organized according to type of management instrument, year and/or period, and citations related to the HSP. Results: The management instruments of the health area seek improvement and greater adherence to the actions, but in the management documents related to education, a more succinct approach to the HSP can be noted. These different approaches point to a disintegration in the policy operationalization process, demonstrating difficulties in intersectoriality. Conclusion: The program has been undergoing a process of expansion and consolidation in the municipal scenario. However, it is necessary to look at its maintenance and expansion to other health-related aspects that have not been addressed or have been little addressed so far, adapting to local and regional needs. This highlights the importance of intersectoriality for the maintenance and consolidation of the policy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectColaboração intersetorialpor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectHealtheng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIntersectorial collaborationeng
dc.subjectOrganizationeng
dc.subjectAdministrationeng
dc.titleO programa saúde na escola e sua presença nos instrumentos de gestão: um estudo documentalpor
dc.title.alternativeThe health in school program and its presence in the management instruments: a document studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política pública voltada à intersetorialidade da saúde e educação, a qual envolve em ações as equipes de Educação e de Atenção Primária em Saúde, atuando frente ao contexto das vulnerabilidades e fragilidades que os estudantes encontram nos processos de ensino. Objetivo: Revisar o que os instrumentos de Gestão em Saúde apresentam acerca do PSE. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio da análise documental. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde, o Relatório Anual de Gestão, Documentos Orientadores Curriculares e o Plano Municipal de Educação de Santa Maria/RS. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro a dezembro de 2020. Os dados foram organizados segundo tipo de instrumento de gestão, ano e/ou período e citações relacionadas ao PSE. Resultados: Os instrumentos de gestão da área da saúde buscam o aprimoramento e a maior adesão às ações, porém, nos documentos de gestão vinculados à educação, nota-se uma abordagem mais sucinta do PSE. Essas diferentes abordagens remetem a uma desintegração no processo de operacionalização da politica, evidenciando dificuldades na intersetorialidade das ações. Conclusão: O Programa vem passando por um processo de ampliação e consolidação no cenário municipal, porém se faz necessário um olhar para sua manutenção e ampliação para outros aspectos relacionados à saúde que ainda não foram tratados ou pouco tratados até o momento, se adaptando às necessidades locorregionais, ressaltando a importância da intersetorialidade para a manutenção e consolidação da política.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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