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dc.contributor.advisorPossa, Lisiane Boer
dc.creatorTrindade, Maiara Leal da
dc.date.accessioned2022-10-11T14:24:32Z
dc.date.available2022-10-11T14:24:32Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26452
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntroduction: institutional support has been described by scholars of public health, regarding its impact, attributes, perspectives and difficulties within health. In general, institutional support presents itself as a potentially transformative managerial function, promoted by a dialogic action between a supporter and a work team, where all the subjects involved discuss the demands of the territories in a circle. For this, it is necessary that the action mentioned above is materialized by participatory and problematizing methodologies. Method: this is an experience report based on institutional support actions between two epidemiological surveillance services. These actions are part of an Intervention Plan (IP), whose purpose is to identify problem situations and propose interventions to transform reality and improve professional practice. General objective: to report the experience of institutional support actions promoted among workers and residents of the Epidemiological Surveillance Center of the University Hospital of Santa Maria - RS (NVEH) and COVID-19 Municipal Reference Center (CRM), which integrates municipal epidemiological surveillance. Results/Discussion: through the problem tree tool, possible causes and consequences for issues related to ineffective communication and poor information exchange were collectively elaborated. As a result, three main problems were identified: lack of communication between services (CRM and NVEH); difficulty in accessing information and incomplete COVID-19 diagnostic test reports. The problem tree, after formulated, discussed and rethought, helped in the analysis of the description above and was a tool that allowed consolidating the objectives of the meetings. It was noted that the working relationship between the CRM and the NVEH was optimized and favored coping with the COVID-19 pandemic in the municipality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectApoio institucionalpor
dc.subjectPandemia Covid-19por
dc.subjectVigilância epidemiológicapor
dc.subjectInstitutional supporteng
dc.subjectCOVID-19 pandemiceng
dc.subjectEpidemiological surveillanceeng
dc.titleA potência da árvore de problemas no contexto da pandemia de Covid-19por
dc.title.alternativeThe power of the problem tree in the context of the Covid-19 pandemiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: O apoio institucional tem sido descrito por estudiosos da saúde coletiva, no que tange o seu impacto, atributos, perspectivas e dificuldades dentro da saúde. De modo geral, o apoio institucional apresenta-se como uma função gerencial potencialmente transformadora, promovido por uma ação dialogada entre um apoiador e uma equipe de trabalho, onde todos os sujeitos envolvidos discutem em roda as demandas dos territórios. Para isso, é necessário que a ação supra referenciada seja materializada por metodologias participativas e problematizadoras. Método: trata-se de um relato de experiência realizado a partir de ações de apoio institucional entre dois serviços de vigilância epidemiológica. Essas ações fazem parte de um Plano de Intervenção (PI), cuja finalidade é de identificar situações-problemas e propor intervenções para transformar a realidade e melhorar a prática profissional. Objetivo geral: relatar a experiência de ações de apoio institucional promovidas entre trabalhadores e residentes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Universitário de Santa Maria - RS (NVEH) e Centro de Referência Municipal COVID-19 (CRM), que integra a vigilância epidemiológica municipal. Resultados/Discussão: por meio da ferramenta da árvore de problemas foram elaboradas coletivamente possíveis causas e consequências para as questões relacionadas à comunicação ineficaz e troca de informações escassa. Com isso, foram verificados três problemas principais: falta de comunicação entre os serviços (CRM e NVEH); dificuldade de acesso à informação e laudos de exames diagnósticos de COVID-19 incompletos. A árvore de problemas, após formulada, discutida e repensada auxiliou na análise sobre a descrição acima e foi uma ferramenta que permitiu consolidar os objetivos dos encontros. Notou-se que, a relação de trabalho entre o CRM e o NVEH foi otimizada e favoreceu o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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