Estudo da viabilidade técnica de emprego de cimento e emulsão asfáltica para estabilização de bases granulares
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Data
2022-09-12Primeiro membro da banca
Specht, Luciano Pivoto
Segundo membro da banca
Colpo, Gracieli Bordin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Um pavimento de qualidade é de suma importância para o desenvolvimento e deslocamento da população. Diversos pavimentos já atingiram o fim da sua vida útil, carecendo de manutenções ou incremento estrutural. Dito isso, o material fresado proveniente da fresagem de pavimentos vem sendo largamente utilizado por diversos pesquisadores. Todavia, verifica-se que é preciso encontrar uma alternativa para reaproveitar o pavimento reciclado, de modo a propiciar economia, sustentabilidade e viabilidade de aplicação. O estudo tem por objetivo analisar a viabilidade técnica de misturas com fresado asfáltico em substituição aos agregados naturais, estabilizados com emulsão asfáltica e cimento, em diferentes teores, para emprego em camada de base de pavimentos asfálticos. Para tal, foram realizados ensaios laboratoriais de resistência à compressão simples (RCS), de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR) e um resultado inicial ao ensaio de fadiga para essas misturas. Os ensaios abordados são conduzidos a partir da execução de dois modelos de misturas, uma é denominada referência (REF), com agregados naturais e a outra é com material fresado (FP), ambas matrizes enquadradas nas respectivas faixas granulométricas. Sendo assim, os teores de emulsão asfáltica (RL – 1C) aplicados são 0%, 2% e 3% e os teores de cimento Portland (CP – IV32) utilizados são de 1% e 3%. As curvas de compactação foram realizadas por meio de Proctor, na energia modificada e os corpos de prova moldados por meio de soquete e compactador Marshall. O processo de cura inicial das amostras ocorreu em duas etapas, em um pequeno conjunto de amostras as misturas foram curadas em câmera úmida e o outro conjunto de amostras ficaram curando em estufa. O período total de cura foi de 28 dias. A partir dos resultados de resistência e rigidez obtidos por meio do desenvolvimento metodológico pôde-se identificar que: na análise do processo de cura, a mesma influenciou nos resultados da RCS e RT, apresentando de forma geral a estufa como a melhor forma de cura; o aumento no teor de cimento e de emulsão trouxe melhorias para as resistências e rigidezes; a mistura com agregados naturais se sobressaiu na RCS e no MR em relação àquelas com fresado, porém, na RT o comportamento é contrário; as características dos materiais refletem em alguns aspectos, contudo uma densidade maior não é garantia de melhor desempenho mecânico, devido a heterogeneidade das amostras; a porosidade/teor volumétrico de cimento mostrou-se eficiente para verificação do comportamento das misturas estudadas; a fadiga apresentou-se satisfatória para mistura reciclada a frio com emulsão asfáltica e cimento Portland. Julga-se que essa pode ser uma boa alternativa técnica e econômica para destinação do material fresado que é obtido demasiadamente em obras rodoviárias.
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