Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorVargas, Genai Machado de
dc.date.accessioned2022-10-14T20:51:34Z
dc.date.available2022-10-14T20:51:34Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationVargas G. M. Mediação de conflitos: em contexto escolar. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26489
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis study is linked to the requirement of the construction of the Course Completion Work as a prerequisite for the approval in the graduation in Pedagogy, Full Degree (evening), of the Federal University of Santa Maria/RS (UFSM). The general objective is to understand the factors that interfere in situations of conflict in everyday school life, considering interpersonal relationships. The methodology is of a qualitative approach, of the bibliographic research type. Data production will be carried out from research carried out in the Digital Library of Dissertations and Theses, between the year 2018 to 2020, in the second half of 2021. The theoretical framework will be approached from the studies of Vinha and Tognetta (2009), Morais (1995), Piaget (1977) and Vinyamata (2005). It is expected with this research to recognize the factors that are manifested in interpersonal relationships and which are the generators of conflicts and how the mediation of these conflicts will take place.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação de conflitospor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.titleMediação de conflitos: em contexto escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste estudo está vinculado à exigência da construção do Trabalho de Conclusão de Curso como pré-requisito para a aprovação na graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). O objetivo geral é compreender os fatores que interferem nas situações de conflitos no cotidiano escolar, considerando as relações interpessoais. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. As informações contidas nesse estudo foram pesquisadas a partir de uma busca realizada na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, entre o ano de 2018 a 2020, no segundo semestre de 2021. O referencial teórico foi abordado a partir dos estudos de Vinha e Tognetta (2009), Morais (1995), Piaget (1977) e Vinyamata (2005). Esta pesquisa mostrou que os fatores que se manifestam nas relações interpessoais estão relacionados a falta de preparo dos profissionais no contexto escolar, na importância de ter uma formação em mediação de conflitos para que haja a prevenção dos conflitos através do diálogo que envolva, juntamente, com corpo escolar, a comunidade a qual a instituição está inserida, gerando um ambiente harmonioso onde os protagonistas busquem a paz, com isso gerando uma diminuição da violência escolar, sendo um espaço aberto a conversas que proporcione a liberdade de expressão e o respeito mútuo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples