dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Vargas, Genai Machado de | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:51:34Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T20:51:34Z | |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Vargas G. M. Mediação de conflitos: em contexto escolar. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26489 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This study is linked to the requirement of the construction of the Course Completion Work as a prerequisite for the approval in the graduation in Pedagogy, Full Degree (evening), of the Federal University of Santa Maria/RS (UFSM). The general objective is to understand the factors that interfere in situations of conflict in everyday school life, considering interpersonal relationships. The methodology is of a qualitative approach, of the bibliographic research type. Data production will be carried out from research carried out in the Digital Library of Dissertations and Theses, between the year 2018 to 2020, in the second half of 2021. The theoretical framework will be approached from the studies of Vinha and Tognetta (2009), Morais (1995), Piaget (1977) and Vinyamata (2005). It is expected with this research to recognize the factors that are manifested in interpersonal relationships and which are the generators of conflicts and how the mediation of these conflicts will take place. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mediação de conflitos | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Contexto escolar | por |
dc.title | Mediação de conflitos: em contexto escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este estudo está vinculado à exigência da construção do Trabalho de Conclusão de Curso como pré-requisito para a aprovação na graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). O objetivo geral é compreender os fatores que interferem nas situações de conflitos no cotidiano escolar, considerando as relações interpessoais. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. As informações contidas nesse estudo foram pesquisadas a partir de uma busca realizada na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, entre o ano de 2018 a 2020, no segundo semestre de 2021. O referencial teórico foi abordado a partir dos estudos de Vinha e Tognetta (2009), Morais (1995), Piaget (1977) e Vinyamata (2005). Esta pesquisa mostrou que os fatores que se manifestam nas relações interpessoais estão relacionados a falta de preparo dos profissionais no contexto escolar, na importância de ter uma formação em mediação de conflitos para que haja a prevenção dos conflitos através do diálogo que envolva, juntamente, com corpo escolar, a comunidade a qual a instituição está inserida, gerando um ambiente harmonioso onde os protagonistas busquem a paz, com isso gerando uma diminuição da violência escolar, sendo um espaço aberto a conversas que proporcione a liberdade de expressão e o respeito mútuo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |