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dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorSilva, Antoninha Bitelo da
dc.date.accessioned2014-05-28T15:10:54Z
dc.date.available2014-05-28T15:10:54Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/264
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine the challenges and prospects for the Education of Young People and Adults, through the Educational Public Policies and Management School. The qualitative approach, the literature search and document al analysis enabled the enhancement information and understanding of the purposes of the study. With the analysis of law and literature sources, it was noted that public policies have contributed to the teaching of the Youth and Adult Education, through of resources and programs that allow students enrolled in this modality, conclude their studies in time and space certain by specific legislations. The school management can help the structuring of the Youth and Adult Education by ensuring the full learning (human and academic). Rescue the citizenship of the students in this modality, requires good school curriculums, appropriate teacher’ studies, democratic and participative management. Above all, there are great prospects for Youth and Adult Education and therefore, for those that with knowledge, will materialize their development as citizens.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleEducação de jovens e adultos: articulações entre políticas educativas e a gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e as perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos, a partir das Políticas Educacionais e a Gestão Escolar. A abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a análise documental possibilitaram o realce informações e a compreensão das finalidades do estudo. Através da análise das legislações e fontes bibliográficas, observou-se que as políticas públicas vêm contribuindo para o ensino da Educação de Jovens e Adultos, com recursos e programas que permitem aos alunos matriculados na modalidade, concluírem seus estudos em tempos e espaços específicos determinados pelas legislações vigentes. A gestão escolar pode auxiliar a estruturação da Educação de Jovens e Adultos através da garantia da formação integral (humana e acadêmica). Resgatar a cidadania dos alunos desta modalidade requer além de bons currículos escolares, formação docente adequada, gestão democrática e participativa. Acima de tudo, são grandes as perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos e consequentemente, para aqueles que através dela poderão concretizar o seu desenvolvimento como cidadãos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [960]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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