dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Silva, Antoninha Bitelo da | |
dc.date.accessioned | 2014-05-28T15:10:54Z | |
dc.date.available | 2014-05-28T15:10:54Z | |
dc.date.issued | 2011-01-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/264 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to examine the challenges and prospects for the Education of
Young People and Adults, through the Educational Public Policies and Management
School. The qualitative approach, the literature search and document al analysis
enabled the enhancement information and understanding of the purposes of the
study. With the analysis of law and literature sources, it was noted that public policies
have contributed to the teaching of the Youth and Adult Education, through of
resources and programs that allow students enrolled in this modality, conclude their
studies in time and space certain by specific legislations. The school management
can help the structuring of the Youth and Adult Education by ensuring the full
learning (human and academic). Rescue the citizenship of the students in this
modality, requires good school curriculums, appropriate teacher’ studies, democratic
and participative management. Above all, there are great prospects for Youth and
Adult Education and therefore, for those that with knowledge, will materialize their
development as citizens. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Educação de jovens e adultos: articulações entre políticas educativas e a gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e as perspectivas para a
Educação de Jovens e Adultos, a partir das Políticas Educacionais e a Gestão
Escolar. A abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a análise
documental possibilitaram o realce informações e a compreensão das finalidades do
estudo. Através da análise das legislações e fontes bibliográficas, observou-se que
as políticas públicas vêm contribuindo para o ensino da Educação de Jovens e
Adultos, com recursos e programas que permitem aos alunos matriculados na
modalidade, concluírem seus estudos em tempos e espaços específicos
determinados pelas legislações vigentes. A gestão escolar pode auxiliar a
estruturação da Educação de Jovens e Adultos através da garantia da formação
integral (humana e acadêmica). Resgatar a cidadania dos alunos desta modalidade
requer além de bons currículos escolares, formação docente adequada, gestão
democrática e participativa. Acima de tudo, são grandes as perspectivas para a
Educação de Jovens e Adultos e consequentemente, para aqueles que através dela
poderão concretizar o seu desenvolvimento como cidadãos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |