Intervenção fisioterapêutica nas práticas parentais: repercussões no aleitamento materno e desenvolvimento neuropsicomotor em prematuros
Resumo
Introdução: Ao nascer prematura, a criança experimenta uma interrupção de seu desenvolvimento dentro do ambiente uterino, deixando-a vulnerável a experiências sensoriais inadequadas devido à imaturidade de seus sistemas para processa-las, bem como pode ficar exposta a diversas intervenções se internada em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, a prematuridade tem influência sobre o aleitamento materno, devido a fatores fisiológicos e também por uma possível distância física entre puérpera e bebê. Tal situação tem impacto no desenvolvimento neuropsicomotor, bem como pode influenciar de forma negativa o processo de aleitamento materno. Objetivo: Analisar a influência da intervenção fisioterapêutica nas práticas parentais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e aleitamento materno de bebês prematuros. Método: Trata-se de um estudo de múltiplos casos, quantitativo e experimental com caráter intervencionista, pré-teste e pós-teste e descritivo. Participaram do estudo quatro mães de crianças prematuras internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, assim como ocorreu avaliação motora de cinco bebês no local do estudo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa uma ficha de avaliação clínica, um questionário sobre conhecimento materno em relação ao aleitamento materno e a escala Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS). Resultados: Todas participantes apresentaram aumento no número de acertos no questionário referente ao aleitamento materno após a intervenção, bem como também houve aumento da pontuação total no questionário AHEMD-IS, indicando potencialização do conhecimento destas puérperas quanto aos temas propostos. No que diz respeito à avaliação motora, a amostra do estudo apresentou resultados variados diante do exame físico. Conclusão: Percebe-se que a prática de orientação parental dentro de uma UTIN revelou-se de grande valia nos contextos estudados e também na construção da segurança e do conhecimento parentais. Entretanto, para que seja mais efetivo, é necessária continuidade no pós-alta e nos demais níveis de atenção.
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