As experiências adquiridas nos estágios extracurriculares e as influências na formação docente inicial
Abstract
Esta pesquisa foi pensada a partir da compreensão do desenvolvimento profissional com um olhar atento ao exercício da prática docente vivenciada no decorrer da formação inicial de professores em especial, no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, a partir dos estágios não obrigatórios. Nessa escrita, trago as minhas próprias experiências vivenciadas a partir do meu estágio e como auxiliam na articulação da teoria e da prática durante a formação inicial dos Cursos de Pedagogia. Em cada capítulo deixo marcas das experiências vivenciadas por mim. Falo das minhas aflições e angústias no decorrer da minha vida até a trajetória acadêmica e a escolha pelo curso de Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é compreender as influências do estágio extracurricular e sua contribuição na formação docente inicial. E para melhor trabalhar sobre o assunto em questão, vem à indagação: Quais são as contribuições dos estágios extracurriculares para a formação inicial de professores? Por isso, a metodologia utilizada foi um questionário em forma de carta aberta, que contou com a participação de cinco acadêmicas do curso de Pedagogia Noturno da UFSM. A expectativa é buscar contribuir para a formação inicial de alunos de cursos de licenciaturas, aperfeiçoar a prática dos seus conhecimentos e discutir o papel de um estagiário no seu estágio extracurricular e fazer uma reflexão para o desenvolvimento profissional. Após a análise final dos resultados e a minha própria experiência, consegui refletir sobre tudo que vivenciei as angústias e as barreiras que foram ultrapassadas e posso afirmar que nada nessa vida é por acaso. Se você tem um sonho não desista dele, pois com uma rede de apoio tudo é possível.