Zonas de ações comunicacionais em arte e tecnologia - ZACAT
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Data
2021-05-31Primeiro membro da banca
Mello, Christine Pires Nelson de
Segundo membro da banca
Cedillo, Rosa Maria Blanca
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de poéticas sonoras e visuais consiste em uma investigação sobre
práticas artísticas comunicacionais de caráter ativista. Primeiramente, com
experimentações no ano de 2019, através de estratégias diversificadas e propostas
para diferentes interlocutores, em diversos espaços da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul – ruas, museus, galerias de arte, universidade, escola, redes sociais,
espaço de ondas radiofônicas. Posteriormente, em decorrência do cenário mundial
apresentado a partir de 2020, com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, que causa a
doença do Novo Coronavírus, a COVID-19, a poética sofre transformações
significativas. Além das estratégias artísticas e comunicacionais passarem por
mudanças de abordagem, o espaço anteriormente escolhido para a pesquisa –
Santa Maria – desloca-se para o Clube Naturista Colina do Sol (CNCS), localizado
no município de Taquara, também no Rio Grande do Sul. Ou seja, um lugar não
urbanizado e de imersão com o ambiente silvestre o menos interferido pela ação
humana. Para abordar a construção dessa pesquisa, são utilizados os estudos sobre
metodologia da pesquisadora e artista Sandra Rey (1953). Como fundamentação
teórica, faz-se referência à ideia de micropolítica, conceito que remete aos filósofos
Michel Foucault (1926-1984) e Gilles Deleuze (1925-1995) e à crítica de arte Suely
Rolnik (1948), sobretudo no que concerne o viés de cotidiano no contexto da
pesquisa. Já as práticas artísticas ativistas são pautadas a partir de experiências de
coletivos brasileiros dos anos 1990 para os dias de hoje, tal como são vistas sob
olhar da historiografia a partir da década de 1950, com os filósofos autonomistas
italianos como Giorgio Agamben (1942) e Franco Berardi (1949). Para embasar a
noção de Arte e Comunicação, parte-se de autores como Mario Costa (1936), Fred
Forest (1933), Christine Mello e Giselle Beiguelman. Já o conceito de dispositivo
emerge da pesquisa teórica e é mediador das práticas artísticas, tendo como
referência Agamben, Foucault, Vilém Flusser (1920-1991) e Gilbert Simondon (1924-
1989). Em suma, esta pesquisa de mestrado envolve desde performances,
passando pelas instalações, pelos experimentos de áudio, vídeo e de interatividade
presencial ou via redes virtuais, em busca de uma visibilidade das micropolíticas
cotidianas, com suas memórias, afetos, impulsos de vida formalizados ou efêmeros
em instantes de encontros.
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