Vulnerabilidade social nas escolas na percepção de professores municipais de Novo Hamburgo e São Leopoldo
Resumo
O referido artigo apresenta um estudo exploratório que tem como objetivo entender as
diferentes concepções sobre vulnerabilidade, compreendendo os problemas que são
consequência desse contexto em escolas, analisando possíveis intervenções que transponha e
atinja a cultura vulnerável. Na consecução do trabalho, foram realizadas entrevistas com vinte
e oito professores dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo, que têm ou tiveram
vínculo com escolas concentradas em zonas de vulnerabilidade social. Por meio das respostas
obtidas, seguiu-se a técnica de análise das entrevistas que utilizou os relatos da vida cotidiana
desses docentes nas escolas. Os resultados demonstram algumas possibilidades que podem ser
utilizadas na prática nessa realidade, explorando possíveis alternativas de intervenção.
Constatou-se também que não existe um modelo único a ser seguido, já que essa defasagem
envolve diversas instâncias e contextos da sociedade. Precisa-se considerar que enquanto
profissionais da educação, esses problemas fazem parte de um contexto, e por isso, toda
intervenção educativa é um ato de possível desestabilização. Um ato de coragem.
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