Tecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial e contribuições para gestão: revisão de Literatura
Abstract
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença cardiovascular com manifestações clínicas de
origem multifatorial que se constitui em um dos maiores problemas de saúde pública na
atualidade. As tecnologias educacionais são recursos de educação em saúde que buscam
ampliar os conhecimentos dos usuários e favorecem as mudanças dos hábitos de vida. Nessa
perspectiva, este estudo tem como objetivo conhecer as tecnologias educacionais validadas para
as pessoas com hipertensão arterial sistêmica e suas contribuições para a gestão em saúde.
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em março de 2022 utilizando-se as
palavras “Tecnologia educacional and Hipertensão” na base de dados Literatura LatinoAmericana em Ciências de Saúde e “Educational Technology” and “Arterial hypertension” na
SciVerse Scopus e no Portal Scientific Electronic Library Online, totalizando sete estudos, sem
contribuições das produções cientificas sobre as tecnologias educacionais para as pessoas com
hipertensão arterial sistêmica se referem as experiências de aprendizagem compartilhadas pelas
trocas de informações, estabelecimentos de vínculos e compartilhamento de dúvidas para
mudanças de comportamento relacionadas a prática de exercícios físicos, alimentação saudável,
autocuidado e prevenção e/ou controle dos fatores de risco. A área da saúde produz trabalhos
acadêmicos relacionados a temática, porém, de forma incipiente acerca da validação de
tecnologias educacionais para pessoas com hipertensão arterial sistêmica.
Collections
The following license files are associated with this item: