dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Linhares, Michelli Janaina Flores | |
dc.date.accessioned | 2017-02-20T13:36:27Z | |
dc.date.available | 2017-02-20T13:36:27Z | |
dc.date.issued | 2011-12-26 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2657 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Expressão oral | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A língua estrangeira e o mundo do trabalho: um estudo de caso em uma escola de ensino técnico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa problematiza a relevância da Língua Estrangeira no Mundo do Trabalho. E tem por objetivo verificar se realmente a LE contribui para a preparação do aluno do Curso de Secretariado para o mundo do trabalho. A pesquisa foi feita em uma escola de ensino médio da cidade de Santa Maria/RS, pertencente a oitava Coordenadoria Regional de Educação - 8ª CRE. Diante disto, foi aplicado um questionário para os alunos do curso, no sentido de identificar e compreender as metodologias usadas pelo professor na aquisição de LE. As respostas do questionário ratificaram que as LE contribuem signifIcamente para a qualificação do profissional do Curso de Secretariado, pois além das línguas estrangeiras o curso oferece outras qualificações que os preparam para concorrer a uma vaga no Mundo do Trabalho. Tendo em vista a problemática e os objetivos da pesquisa levantados, este trabalho investigativo se direcionou aos princípios de uma pesquisa empírica, baseada nos discursos dos alunos de um curso técnico e na análise da grade curricular do curso. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |