Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Rafael
dc.creatorSilva, Bruna Karoline da
dc.date.accessioned2022-10-20T14:01:16Z
dc.date.available2022-10-20T14:01:16Z
dc.date.issued2022-08-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationDA SILVA, B. K. A responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação: uma análise do canal da Vale no Youtube. 2022. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26605
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand the socio-environmental responsibility in the organizational context of Vale S/A, in order to aprofundate its communication considering the dam disaster occurred in Brumadinho - Minas Gerais, in 2019. To achieve this, it studied the theories about socio-environmental responsibility, communication strategy and the performance of the public relations professional, with the purpose of marking a parallel between the concepts and showing their interdependence. This way, the following procedures were used to collect and analyze the data: bibliography research, semi-structured interview and content analysis. In this wise, from the dialogue of the reference authors of this paper and from the analysis performed, it is evident the use of socio-environmental responsibility as a communication strategy in the Vale’s YouTube Channel, especially when it comes to the social, environmental and economic dimensions of the dam disaster. This way, the communication strategies are: dialogue and transparency with society; use of communication in order to give protagonism to the company, reinforcing its commitment and responsibility with the tragedy; generate positive images regarding actions and improve the reputation; guide certain actions to make others that would be of public interest invisible (SILVA; BALDISSERA, 2017); highlight their institutional positioning through the videos and anticipate possible questions that could occur in the context of what was being done. Thus, this researcher look forward that this research may contributes in Communication area and mainly in the understanding of the socio-environmental responsibility beyond speech, but as a relevant and priority practice in the context of the organizations, mostly organizations that act in the extractive sector, considering the fact that people and professionals should always concern about the world that they are leaving for the next generations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectRelações Públicaspor
dc.subjectValepor
dc.subjectBrumadinhopor
dc.subjectSocio-environmental responsibilityeng
dc.subjectCommunication strategyeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.subjectValeeng
dc.subjectBrumadinhoeng
dc.titleA responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação: uma análise do canal da Vale no Youtubepor
dc.title.alternativeSocio-environmental responsibility as communication strategy: an analysis of the Vale’s Youtube channeleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender a responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação no contexto organizacional da Vale S/A, no sentido de entender a comunicação da mineradora em seu canal no Youtube, considerando o rompimento da barragem de mineração em Brumadinho - Minas Gerais, em 2019. Para isso, foram estudadas teorias acerca da responsabilidade socioambiental, estratégias de comunicação e atuação dos profissionais de Relações Públicas, de forma a traçar um paralelo entre os conceitos e mostrar sua interdependência. Além disso, buscou-se entender a atividade de mineração e a responsabilidade socioambiental de organizações desse ramo. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com abordagem multimetodológica. Nesse sentido, foram utilizados os seguintes procedimentos para a coleta e análise dos dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Assim, a partir do diálogo com os autores referência da pesquisa e das análises realizadas, é evidente o uso da responsabilidade socioambiental como uma estratégia de comunicação no canal do Youtube da Vale, especialmente no que tange aos impactos sociais, ambientais e econômicos do rompimento da barragem. Desta forma, as estratégias de comunicação identificadas são, em geral, utilizadas com o intuito de melhorar a imagem e a reputação da mineradora diante da tragédia. Sendo assim, anseia-se pela contribuição desta pesquisa na área da Comunicação e especialmente no entendimento da responsabilidade socioambiental para além de discursos, mas como uma prática relevante e prioritária no contexto das organizações (principalmente organizações que atuam no setor extrativista, como a Vale), considerando que pessoas e profissionais devem sempre e cada vez mais se preocuparem com o mundo que deixarão para as próximas gerações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto