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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorVendruscolo, Luísa Dallanora
dc.date.accessioned2022-10-21T12:45:04Z
dc.date.available2022-10-21T12:45:04Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26613
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.descriptionA data de defesa inserida está de acordo com a ata.por
dc.description.abstractThe Director Plan, as an instrument that aims at the full development of the city, has a strong social bias in the spatial organization of the counties, both the constituents of large cities and in small towns. Despite being a small county, Faxinal do Soturno does not fail to express the facets of sociospatial exclusion in the regarding of population expansion increasingly present in the suburban areas of the city. The peripheral areas of Faxinal do Soturno, namely Vila Falcão, Vila Verde Teto, Vila Tavares, Vila Santo Antônio, Vila Jardim and Vila Medianeira, for the most part, do not have public support in education, health care and social development, culture, sport and leisure, motivating the exclusion of communities, given the concentration of goods and services in the center of the city. Thus there is a need that, through the democratic management of cities and the instruments that make it effective, the most excluded groups are heard, providing for the implementation of public and social policies that cover these communities and for the creation of more inclusive and equal references for cities. So it is for no other reason that the topic is extremely relevant, justifying an accurate and detailed study of the Director Plan of the county of Faxinal do Soturno, its social aspect, the effectiveness of democratic management and the sociospatial exclusion of suburban populations. In this bias, the present work is of fundamental importance to verify if the Director Plan can be used by municipal managers as a skillful way to reverse the sociospatial exclusion in Faxinal do Soturno - RS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano diretorpor
dc.subjectExclusão socioespacialpor
dc.subjectFaxinal do Soturnopor
dc.subjectDirector planeng
dc.subjectSociospatial exclusioneng
dc.subjectFaxinal do Soturnopor
dc.titleO plano diretor como meio para reverter o quadro de exclusão socioespacial: uma análise do município de Faxinal do Soturno - RSpor
dc.title.alternativeThe director plan as a means to reverse the situation of sociospatial exclusion: an analysis of the county of Faxinal do Soturno - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO Plano Diretor, enquanto instrumento que visa o desenvolvimento pleno da cidade, tem um forte viés social na organização espacial dos municípios, tanto os constituintes de grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades interioranas. Apesar de ser um município de pequeno porte, Faxinal do Soturno não deixa de manifestar as facetas da exclusão socioespacial frente aos processos de expansão populacional cada vez mais presentes nas áreas periféricas da cidade. As áreas periféricas de Faxinal do Soturno, sendo elas a Vila Falcão, Vila Verde Teto, Vila Tavares, Vila Santo Antônio, Vila Jardim e Vila Medianeira, em sua maioria, não possuem respaldo público em educação, saúde assistência e desenvolvimento social, cultura, esporte e lazer, estimulando a exclusão destas comunidades, ante a concentração de bens e serviços no centro da cidade. Deste modo, há a necessidade de que, através da gestão democrática das cidades e dos instrumentos que a efetivam, os grupos mais excluídos sejam ouvidos, propiciando a implantação de políticas públicas e sociais que abranjam essas comunidades e para a criação de referências mais igualitárias e inclusivas para as cidades. Assim, não é por outra razão que o tema é extremamente relevante, justificando um acurado e minucioso estudo sobre os o Plano Diretor do município de Faxinal do Soturno, seu aspecto social, a efetivação da gestão democrática e a exclusão socioespacial das populações periféricas. Neste viés, o presente trabalho tem fundamental importância para verificar se o Plano Diretor pode ser utilizado pelos gestores municipais como meio hábil para a reversão da exclusão socioespacial em Faxinal do Soturno – RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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