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dc.contributor.advisorPérsigo, Patrícia Milano
dc.creatorSilva, Clara Laísa Müller da
dc.date.accessioned2022-10-24T13:51:33Z
dc.date.available2022-10-24T13:51:33Z
dc.date.issued2022-08-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationDA SILVA, Clara L. M. A comunicação interna frente os desafios da pandemia da covid-19 nas organizações: um mapeamento das estratégias de relações públicas. 2022. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26638
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractIn the face of the coronavirus pandemic, many organizations needed to adopt the home office and with this work dynamic, internal communication needed to be rethought for the remote environment. The Public Relations professionals saw the need to analyze what would be the bestway of acting to maintain engagement employees in this scenario, where various practical and psychological situations were emerging, such as domestic and family issues as well as insecurities and the general concern caused by the pandemic. Therefore, this study aims to present, through surveys carried out with professionals who work with Internal Communication, what were the main strategies used and which means of communication or tools were more assertive to maintain the flow of internal communication and organizational culture management. To achieve these objectives, bibliographic research was used, combined with online research. Was identified an appreciation of internal communication after the pandemic and a digital acceleration in organizations. As a result of this research, has been verified relevance of accessible and inclusive communication channels, with emphasis on WhatsApp, as well as the fundamental role of leaders in the employee motivation process and the importance of values such as trust, transparency and humanization in internal communications, leaving room for dialogue with employees.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação Internapor
dc.subjectHome Officepor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.titleA comunicação interna frente os desafios da pandemia da COVID-19 nas organizações: um mapeamento das estratégias de Relações Públicaspor
dc.title.alternativeThe internal communication face the challenges the covid-19 pandemic in organizations: a mapping of public relations strategieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoDiante da pandemia da COVID-19, muitas organizações precisaram adotar o home office e com essa dinâmica de trabalho, a comunicação interna precisou ser repensada para o modelo de trabalho remoto. Os profissionais de Relações Públicas viram a necessidade de analisar qual seria a melhor forma de atuar para manter o engajamento dos colaboradores frente a esse cenário, onde diversas situações práticas e psicológicas estavam despontando, como as questões domésticas e familiares, inseguranças e a preocupação geral causada pela pandemia. Portanto, esse estudo visa apresentar, através de pesquisas realizadas com profissionais que atuam com Comunicação Interna, quais foram as principais estratégias utilizadas e quais meios de comunicação ou ferramentas foram mais assertivas para manter o fluxo de comunicação interna e a gestão da cultura organizacional. Para atingir esses objetivos foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica aliada à Pesquisa On-line. Foi identificado uma valorização da comunicação interna após a pandemia e uma aceleração digital nas organizações. Como resultados desta pesquisa, foi verificada a relevância de canais de comunicação acessíveis e inclusivos, com destaque para o WhatsApp, bem como o papel fundamental das lideranças no processo de motivação dos colaboradores e a importância de valores como a confiança, a transparência e a humanização nas comunicações internas, deixando espaço para o diálogo, com os colaboradores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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