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dc.contributor.advisorMayer, Ricardo da Silva
dc.creatorGularte, Letícia Gais
dc.date.accessioned2022-10-26T19:58:07Z
dc.date.available2022-10-26T19:58:07Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26683
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to create a series of prints, for a collection of scarves, with reference to the works of the fauvist painter Henri Matisse.Through analysis and studies of Surface Design applied to textiles, art and fashion is integrated from the emergence of each to the day of today. From this integration, it is proposed a reflection on the use of art as a thematic reference in the development of prints original and authentic for the textile design sector. Having Matisse's fauvism as the central axis of this research, we sought to transpose from his series of works Odalisques shapes, colors, textures and patterns, present in the composition of the work, to make up the creative process of production of each print. For the development of the work, the methodology of Löbach (2001) was used, with influences of Bonsiepe (1984) and Baxter (2000) applying problem analysis, historical development and market. Subsequently, generations of alternatives produced and soon after those selected for, through a sublimatic process, stamp the collection of scarves.The use of a pictorial series of Matisse’s as a thematic influence is emphasized, as it seeks the creation of prints that escape from the common representation of the artist's collages, popularly disseminated in the current market. Finally, it is shown that the research resulted in the collection ''Layers of Matisse'', composed of 8 printed scarves that had their development process based on the studies obtained from this project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de Superfíciepor
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.subjectLençospor
dc.subjectHenri Matissepor
dc.subjectArte x modapor
dc.subjectSurface Designeng
dc.subjectTextile designeng
dc.subjectScarveseng
dc.subjectArt x fashioneng
dc.titleArte e moda: as odaliscas de Matisse como referências para o design de superfície de uma coleção de lenços.por
dc.title.alternativeArt and fashion: Matisse’s odaliques as references to the surface design of a collection of scarves.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign de Superfíciepor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central criar uma série de estampas, para uma coleção de lenços, tendo como referência as obras do pintor fauvista Henri Matisse. Através de análises e estudos do Design de Superfície aplicado ao design têxtil, integra-se arte e moda desde o surgimento de cada um até os dias de hoje. A partir dessa integração, propõe-se uma reflexão acerca da utilização da arte como referencial temático no desenvolvimento de estampas originais e autênticas para o setor têxtil. Tendo como eixo central da presente pesquisa o fauvismo de Matisse, buscou-se transpôr, de sua série de obras Odaliscas, formas, cores, texturas e padrões, presentes nas composições das obras, para integrarem o processo criativo de produção de cada estampa. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a metodologia de Löbach (2001), com influências de Bonsiepe (1984) e Baxter (2000) aplicando análises de problema, desenvolvimento histórico e mercado. Posteriormente, são apresentadas as gerações de alternativas produzidas e, logo após, aquelas selecionadas para, através de processo sublimático, estamparem a coleção de lenços. Ressalta-se a utilização de uma série pictórica de Matisse como influência temática, pois busca-se a criação de estampas que fujam da representação comum de colagens do artista, popularmente disseminadas no mercado atual. Por fim, mostra-se que a pesquisa resultou na coleção ‘’Camadas de Matisse’’, composta por 8 lenços estampados que tiveram seu processo de desenvolvimento baseado nos estudos obtidos a partir deste projeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design de Superfície [34]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Especialização de Design de Superfície

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