dc.contributor.advisor | KOCOUREK, SHEILA | |
dc.creator | Lerner, Fernanda Calegaro | |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T12:03:12Z | |
dc.date.available | 2022-10-27T12:03:12Z | |
dc.date.issued | 2020-12 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | LERNER, F. C. A interação entre educação em saúde e saberes populares: um estudo sobre o VER-SUS Santa Maria. 2020. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26686 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This work is the Course Conclusion Work (TCC), performed as a requirement
for graduation in the Social Work course at the Federal University of Santa Maria.
Health education issues are presented with theoretical developments on the models of
the health-disease process, recognizing the Social Determinants of Health (DSS)
model as significant. In addition, the theoretical trajectory on the Unified Health System
(SUS) and the process of municipalization of health are followed to bring health
services and actions closer to the local realities of the territories. It follows, as a
theoretical framework, permanent health education with a focus on the SUS
Experiences and Internships project (VER-SUS), which justifies conducting a
documentary research based on personal reports of this project made by the author of
this work in 2018 and 2019, a period in which she participated in the modalities of living
and facilitating, respectively. In this sense, the research aimed to identify and analyze
the elements that constitute popular education in health education from the
experiences at VER-SUS Santa Maria / RS. In addition, the research accumulated as
methodological procedures the technique of content analysis with deepening in the
thematic analysis. In this sense, results are obtained by categorizing experience into
three thematic categories: "Mobilization", "Dialogues" and "Construction and
Movement", representing the process of building knowledge from the perception of
popular knowledge. Finally, this perspective of health education in health education in
Social Work is highlighted, whose ethical-political project is integrated with the
movement for the democratization of health. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | SUS | por |
dc.subject | Saberes populares | por |
dc.subject | VER-SUS | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Popular Knowledge | eng |
dc.subject | Social Work. | eng |
dc.title | A interação entre educação em saúde e saberes populares: um estudo sobre o VER-SUS Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado como
requisito para a graduação no curso de Serviço Social da Universidade Federal de
Santa Maria. Apresenta-se quanto temática a educação em saúde com
desdobramentos teóricos sobre os modelos de processo saúde-doença,
reconhecendo-se como significativo o modelo de Determinantes Sociais de Saúde
(DSS). Além disso, percorre-se a trajetória teórica sobre o Sistema Único de Saúde
(SUS) e o processo de municipalização da saúde para a aproximação entre os
serviços e ações de saúde às realidades locais dos territórios. Segue-se, como
referencial teórico, a educação permanente em saúde com enfoque no projeto
Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), que justifica a realização de
uma pesquisa documental a partir de relatórios pessoais deste projeto feitos pela
autora deste trabalho em 2018 e 2019, período em esta participou nas modalidades
de vivente e facilitadora, respectivamente. Neste sentido, a pesquisa teve como
objetivo identificar e analisar os elementos que constituem a educação popular na
educação em saúde a partir das experiências no VER-SUS Santa Maria/ RS. Além
disso, a pesquisa acumulou enquanto procedimentos metodológicos a técnica de
análise de conteúdo com aprofundamento na análise temática. Neste sentido, obtém se como resultados a categorização da experiência em três categorias temáticas:
“Mobilização”, “Diálogos” e “Construção e Movimento”, representando o processo de
construção do conhecimento a partir da percepção de saberes populares. Por fim,
ressalta-se esta perspectiva de educação em saúde na formação em saúde no
Serviço Social, cujo Projeto ético-político está integrado ao movimento da
democratização da saúde. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |