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dc.contributor.advisorKOCOUREK, SHEILA
dc.creatorLerner, Fernanda Calegaro
dc.date.accessioned2022-10-27T12:03:12Z
dc.date.available2022-10-27T12:03:12Z
dc.date.issued2020-12
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationLERNER, F. C. A interação entre educação em saúde e saberes populares: um estudo sobre o VER-SUS Santa Maria. 2020. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26686
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis work is the Course Conclusion Work (TCC), performed as a requirement for graduation in the Social Work course at the Federal University of Santa Maria. Health education issues are presented with theoretical developments on the models of the health-disease process, recognizing the Social Determinants of Health (DSS) model as significant. In addition, the theoretical trajectory on the Unified Health System (SUS) and the process of municipalization of health are followed to bring health services and actions closer to the local realities of the territories. It follows, as a theoretical framework, permanent health education with a focus on the SUS Experiences and Internships project (VER-SUS), which justifies conducting a documentary research based on personal reports of this project made by the author of this work in 2018 and 2019, a period in which she participated in the modalities of living and facilitating, respectively. In this sense, the research aimed to identify and analyze the elements that constitute popular education in health education from the experiences at VER-SUS Santa Maria / RS. In addition, the research accumulated as methodological procedures the technique of content analysis with deepening in the thematic analysis. In this sense, results are obtained by categorizing experience into three thematic categories: "Mobilization", "Dialogues" and "Construction and Movement", representing the process of building knowledge from the perception of popular knowledge. Finally, this perspective of health education in health education in Social Work is highlighted, whose ethical-political project is integrated with the movement for the democratization of health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSUSpor
dc.subjectSaberes popularespor
dc.subjectVER-SUSpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectPopular Knowledgeeng
dc.subjectSocial Work.eng
dc.titleA interação entre educação em saúde e saberes populares: um estudo sobre o VER-SUS Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEste trabalho é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado como requisito para a graduação no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta-se quanto temática a educação em saúde com desdobramentos teóricos sobre os modelos de processo saúde-doença, reconhecendo-se como significativo o modelo de Determinantes Sociais de Saúde (DSS). Além disso, percorre-se a trajetória teórica sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o processo de municipalização da saúde para a aproximação entre os serviços e ações de saúde às realidades locais dos territórios. Segue-se, como referencial teórico, a educação permanente em saúde com enfoque no projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), que justifica a realização de uma pesquisa documental a partir de relatórios pessoais deste projeto feitos pela autora deste trabalho em 2018 e 2019, período em esta participou nas modalidades de vivente e facilitadora, respectivamente. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos que constituem a educação popular na educação em saúde a partir das experiências no VER-SUS Santa Maria/ RS. Além disso, a pesquisa acumulou enquanto procedimentos metodológicos a técnica de análise de conteúdo com aprofundamento na análise temática. Neste sentido, obtém se como resultados a categorização da experiência em três categorias temáticas: “Mobilização”, “Diálogos” e “Construção e Movimento”, representando o processo de construção do conhecimento a partir da percepção de saberes populares. Por fim, ressalta-se esta perspectiva de educação em saúde na formação em saúde no Serviço Social, cujo Projeto ético-político está integrado ao movimento da democratização da saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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