dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Loose, Haidi | |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T15:27:15Z | |
dc.date.available | 2017-02-21T15:27:15Z | |
dc.date.issued | 2011-07-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2669 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to arouse environmental awareness and sensitize students of 4th
and 5th year and the school community about the importance of preserving the
stream that runs through the area of the Escola Municipal de Ensino Fundamental 21
de Abril, Panambi/RS. We tried to identify the human actions that have occurred in
recent five years in relation to the stream; its source and its around ecosystem were
studied to know the effects of the occupation of the watershed and by through environmental
education strategies that lead students to recognize new forms of action
which may preserve him. Those involved in this research were students of 4th and
5th grade aged between 9 and 13. A questionnaire was applied to set up the profile
of students diagnosed and the degree of environmental perception of them to stream.
The site surveyed the stream and they source, where students observed the impacts
of human action about this. For the literature review were used data gathered
through books, web sites, cartographic materials, monographs, theses, old records at
the school on the subject, and interventions carried out through practical lessons.
The results showed that students understand the effects of the occupation on surrounding
stream with the human action and were sensitized about the importance of
stream preservation resulting in sustainability of the ecosystem life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ação antrópica | por |
dc.subject | Córrego | por |
dc.subject | Sensibilização | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | A ação antrópica ocorrida no corrego da EMEF 21 de abril Panambi/RS analisada por alunos | por |
dc.title.alternative | The anthropogenic activity occurring on the stream of EMEF 21 de abril Panambi/RS analyzed by students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo despertar a consciência ambiental e sensibilizar alunos
do 4° e 5° ano e comunidade escolar quanto à importância da preservação do córrego
que percorre a área da Escola Municipal de Ensino Fundamental 21 de Abril em
Panambi, RS. Buscaram-se identificar as ações antrópicas ocorridas nos últimos
cinco anos em relação ao córrego, sua nascente e o ecossistema do seu entorno;
conhecer os efeitos do processo de ocupação da microbacia hidrográfica e propor
estratégias de educação ambiental que levem os alunos a reconhecer novas formas
de ação que o preservem. Os envolvidos nesta pesquisa foram os alunos de 4º e 5º
ano com idades entre 9 e 13 anos. A partir da elaboração e aplicação de um questionário
se configurou o perfil dos alunos e diagnosticou-se o grau de percepção ambiental
deles em relação ao córrego. O local pesquisado foi o córrego e a nascente,
onde os alunos observaram os impactos da ação antrópica em relação ao mesmo.
Para a revisão bibliográfica foram utilizados dados levantados através de livros, sites
da internet, materiais cartográficos, monografias, teses, registros antigos na escola
sobre o tema, e realizadas intervenções através de aulas práticas. Os resultados
mostraram que os alunos compreenderam os efeitos do processo de ocupação do
entorno do córrego e da ação antrópica bem como ficaram sensibilizados quanto à
importância da preservação do córrego o que rende muitos frutos em prol da preservação
e continuidade da vida daquele ecossistema e do planeta. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |