Percepções e práticas de educação ambiental em escolas de ensino fundamental no município de Venâncio Aires/RS
Resumo
A Educação Ambiental busca por atitudes de valorização do meio ambiente, soluções para minimizar as ações de degradação produzidas pelo ser humano. Portanto, a presente monografia objetiva identificar e analisar o conhecimento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, sobre a problemática ambiental, desenvolver práticas de preservação do meio ambiente e reavaliar suas percepções após o término do trabalho. Os sujeitos deste estudo foram 41 alunos, de 9 anos, ambos do ensino fundamental, de uma turma do 2º ano da escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem e do 3º ano da Escola de Ensino Médio Monte das Tabocas, localizadas na cidade de Venâncio Aires/RS. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental, além de um trabalho de pesquisa, é considerada uma prática que deve fazer parte do nosso currículo, como cidadãos inseridos em uma sociedade consciente. A relevância deste estudo pode sumarizada pelo fato de instigar a criança a perceber seu ambiente real e agir sobre ele para minimizar os problemas ambientais, analisando, praticando e reavaliando as boas ações que devemos ter para com o nosso meio ambiente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]