dc.contributor.advisor | Lehnhart, Eliete dos Reis | |
dc.creator | Silva, Luís Evandro Timôtheo da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T11:42:11Z | |
dc.date.available | 2022-11-01T11:42:11Z | |
dc.date.issued | 2022-08-27 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26720 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description | O Polo do curso está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa. | por |
dc.description.abstract | Introduced by the Organic Health Law no. 8.080, of September 19, 1990, the concept
of “training of human resources in the health area” had its definition reverberated in
2004, with the publication of the National Policy on Permanent Education in Health
(PNEPS) – strategy of the Unified Health System (SUS) for the training and
development of its workers (BRASIL, 2004). Understanding "health education" as a
strategic and powerful mechanism for managing organizational performance and an
instrument for improving intellectual capital, the present study aims to identify the
intersections between the political-pedagogical proposal of the PNEPS and the
Management Program by Competencies of the Fundação Hospitalar Getúlio Vargas
(FHGV), a public foundation governed by private law, with 100% SUS service,
located in the municipality of Sapucaia do Sul, in Rio Grande do Sul. This is a study
with a qualitative approach, with a descriptive character, structured from the
collection of secondary data, with free and public access. It was possible, from the
analysis of the documental content, to identify elements and practices associated
with the FHGV Competence Management Program, its interrelation with the
educational proposal of the PNEPS, the practical consequences of the institution of
the Program in the evaluation system for the development of workers and in the
internal recruitment processes (Reallocation Bank), in addition to the strategies
adopted by the FHGV to implement the permanent and continuing education policy
proposed by the Unified Health System. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão por competências | por |
dc.subject | Educação permanente em saúde | por |
dc.subject | Gestão em saúde | por |
dc.subject | Administração pública municipal | por |
dc.subject | Gestão de pessoas | por |
dc.subject | Management by competencies | eng |
dc.subject | Permanent education in health | eng |
dc.subject | Health management | eng |
dc.subject | Municipal public administration | eng |
dc.subject | People management | eng |
dc.title | Gestão por competências como estratégia de educação permanente em saúde: a experiência da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Introduzido pela Lei Orgânica da Saúde n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, o
conceito de “formação de recursos humanos da área da saúde” teve sua definição
reverberada, em 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde (PNEPS) – estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS)
para a formação e o desenvolvimento de seus trabalhadores (BRASIL, 2004).
Entendendo a “educação na saúde” enquanto mecanismo estratégico e potente de
gestão da performance organizacional e instrumento de aprimoramento do capital
intelectual, o presente estudo se propõe a identificar as intersecções entre a
proposta político-pedagógica da PNEPS e o Programa de Gestão por Competências
da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), fundação pública de direito privado,
com atendimento 100% SUS, localizada no município de Sapucaia do Sul, no Rio
Grande do Sul. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter
descritivo, estruturado a partir da coleta de dados secundários, de acesso livre e
público. Foi possível, a partir da análise do conteúdo documental, identificar
elementos e práticas associados ao Programa de Gestão por Competências da
FHGV, sua inter-relação com a proposta educativa da PNEPS, as conseqüências
práticas da instituição do Programa no sistema de avaliação de desenvolvimento dos
trabalhadores e nos processos de recrutamento interno (Banco de Realocação),
além das estratégias adotadas pela FHGV para instrumentalização da política de
educação permanente e continuada proposta pelo Sistema Único de Saúde. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |