Mostrar registro simples

dc.creatorCardoso, Michele
dc.date.accessioned2022-11-07T14:16:41Z
dc.date.available2022-11-07T14:16:41Z
dc.date.issued2004-01-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26778
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a case study developed in the Course of Drawing and Plastic of UFSM, and aims at proposing a practical intervention in classrooms for improvement in theoretical disciplines. The preliminary stage of the work consists in the listing and analysis of the appropriateness and conditions of use of the equipments and furniture in the rooms. Participant observation and questionnaires were employed to identify the students and teachers needs. A briefing of constraints and requirements was elaborated and a proposal was made taking into consideration the peculiarities of the course. The main contribution of piece of work is the layout for classrooms and the design of a product relative to the Course of Drawing and Plastic. The motivation for studying this theme is the need for demonstrating that the resources and knowledge available within the academic field can and should be used to make the desired changes and to solve a number of the problems we meet.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAmbiente físicopor
dc.subjectArtes plásticaspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSala de aula - melhoriapor
dc.subjectAmbiente educacionalpor
dc.titleA sala de aula UFQ: útil, funcional e de qualidade - uma intervenção prática para a melhoria das disciplinas teóricas -por
dc.title.alternativeThe UFQ classroom: useful, functional and with quality - a practical intervention for improvement in theoretical disciplines -eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação é o resultado de um estudo de caso desenvolvido no Curso de Desenho e Plástica da UFSM, e propõe uma intervenção prática em salas de aula para melhoria em disciplinas teóricas. A fase preliminar do trabalho consiste na listagem e análise da adequação e condições de uso dos equipamentos e mobiliário das salas de aula. Foram empregados observação participante e questionários para identificar as necessidades de estudantes e de professores. Um sumário de restrições e exigências foi elaborado e uma proposta foi feita levando em consideração as peculiaridades do curso. A contribuição principal do trabalho é o leiaute para salas de aula e o desenho de um produto intrinsecamente relacionado ao Curso de Desenho e Plástica. A motivação por estudar esse tema é a necessidade de demonstrar que os recursos e o conhecimento disponíveis no ambiente acadêmico podem e devem ser usados para se fazer as mudanças desejadas e se resolver vários dos problemas que enfrentamos.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4080634349841112por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Ivone dos
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340475369350354por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International