Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorLopes, Francisco Leandro Castro
dc.date.accessioned2017-02-22T15:32:51Z
dc.date.available2017-02-22T15:32:51Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2677
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monographic study on the establishment of Project Implementation of the Municipal System of School Libraries (SIMBE) in Municipal Education System (SME) in the city of Fortaleza, capital of Ceara. Demonstrates the relationship public authorities, school managers, teachers and community as a whole, linked directly to changes occurring in education. Education relates to the practice manager, both being directed with respect to the school library as a space for training of readers and contributors to citizenship. Stresses the importance of library for the entire school community, for the country and especially for educational and made aware of rights and duties. It is characterized as an exploratory character bibliographic and documentary. Use the dialectical method to discuss the existing situation, the possible approaches and proposals for improvements to education in public schools in Fortaleza. Considered to be SIMBE traced a path changes with the revitalization of libraries, teacher training and envelopment of readers. Since then, the necessary continuity even in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectProjeto SIMBE (Sistema Municipal de Implantação de Bibliotecas Escolares)por
dc.titleGestão em escolas municipais de Fortaleza através do projeto Sistema Municipal de Implantação de Bibliotecas Escolarespor
dc.title.alternativeManagement in municipal schools of Fortaleza through Municipal System Project Implementation of School Librarieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasipor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo monográfico relata a criação do Projeto Sistema Municipal de Implantação de Bibliotecas Escolares (SIMBE) no Sistema Municipal de Educação do Município de Fortaleza, capital do Ceará. Demonstra a relação poder público, escola, gestores, professores e comunidade como um todo, ligados diretamente nas mudanças que ocorrem na educação. Relaciona educação com a prática gestora, sendo ambas direcionadas ao que tange a biblioteca escolar como espaço de formação de leitores e contribuidora para a cidadania. Destaca a importância da biblioteca para toda a comunidade escolar, para o país e principalmente para as ações educativas e conscientizadoras de direitos e deveres. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental. Utiliza - se do método dialético para discutir a realidade existente, as possíveis abordagens e propostas de melhorias para a educação em escolas municipais de Fortaleza. Considera-se que o SIMBE traçou um caminho de mudanças com a revitalização de bibliotecas, capacitação de professores e formação de leitores. Sendo então, necessário a continuidade do mesmo nas escolas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples