Mapeamento de pesquisas com foco na geometria analítica: um estudo da produção acadêmica no período 2015 – 2022
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Data
2022-09-22Primeiro membro da banca
Tatsch, Karla Jaqueline Souza
Segundo membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Metadata
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O presente estudo tem como tema a produção acadêmica brasileira, na área de Ensino
Matemática, sobre Geometria Analítica. Originou-se das seguintes questões de pesquisa:
Quais são os principais aspectos teóricos e metodológicos que foram utilizados para investigar
o ensino e a aprendizagem da Geometria Analítica de 2015 a 2022, no Brasil? Em quais
contextos educativos as pesquisas têm sido desenvolvidas? Quais são os resultados
consensuais observados nas pesquisas analisadas? Tem como objetivo principal analisar as
perspectivas acerca do processo de ensino e de aprendizagem da Geometria Analítica,
presentes em pesquisas da área da Educação Matemática, o qual está embasado no
mapeamento de pesquisas publicadas junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com recorte
temporal entre 2015 e 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo,
onde os dados foram obtidos e tratados em uma perspectiva qualitativa, com apoio da Análise
de Conteúdo. Neste contexto, foi realizado um mapeamento usando o descritor de buscas
“geometria analítica” e a área de concentração: Ensino de Matemática. Foram identificadas 26
pesquisas, sendo realizado um fichamento com os principais dados destes trabalhos e após
análise foram determinados três de categorias – Aluno, Professor e Material – que foram
necessários para a sintetização dos resultados. Observou-se que, nas pesquisas, a Categoria
Aluno teve maior número de trabalhos e, foram citadas as dificuldades dos alunos quanto se
trata da Geometria Analítica. Na Categoria Professor foi percebido a dificuldade dos
licenciandos nos conceitos básicos de Geometria Analítica, originado pelo deficiente Ensino
Médio. Na Categoria Material foram analisados vários tipos de textos, como livros didáticos
de Ensino Superior, artigos relacionados à Geometria Analítica, documentos oficiais da
Educação Básica, teses e dissertações, sites de programas de pós-graduação em Ensino de
Matemática e livros didáticos. A análise destes textos permitiu que se perceba a preocupação
por parte das instituições de ensino, no correto entendimento da Geometria Analítica, visto
que esta matéria é fundamental para os cálculos necessários nas atividades das diferentes
escolas de engenharias e outras faculdades, que tem o cálculo diferencial e integral como base
da sua ciência. A utilização de metodologias e teorias reforça a possibilidade de melhoria do
ensino e aprendizagem de conceitos da Geometria Analítica tanto na Educação Básica quanto
no Ensino Superior.
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