dc.contributor.advisor | Lehnhart, Eliete dos Reis | |
dc.creator | Vier, Margarete Blume | |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T12:25:40Z | |
dc.date.available | 2022-11-08T12:25:40Z | |
dc.date.issued | 2022-08-27 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26791 | |
dc.description | Artigo científico (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | E-social is a federal government platform that aims to gather and simplify the submission of
labor, social security, tax and tax information. E-social can be considered an information
system, and its implementation requires cultural changes, organization and planning.
Information systems are implemented through stages, ranging from their planning to their use,
thus considered the life cycle of the systems. In this context, the study aims to investigate the
implementation of e-social in the municipalities of Vale do Rio dos Sinos from the life cycle of
the systems. As for the methodology, the study is of an applied nature, the research is
descriptive, and the approach to the problem is qualitative. Regarding the technical procedures,
the work consists of carrying out bibliographic research, application of questionnaires,
interviews and direct observation. The results show that the municipalities are in the production
phase of the systems life cycle, since they are transmitting the e-social events of the second and
third phases. As for the success and critical factors in the implementation of e-social in the
municipalities, it is mentioned, respectively, the training of the servers and the incomplete
registrations in the city halls. It is noteworthy that the main difficulty of the municipalities is
not to understand the e-social and the information to be transmitted, but the configuration of
the computer systems to meet the layouts required by the government. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | E-social | por |
dc.subject | Ciclo de vida dos sistemas | por |
dc.subject | Governo eletrônico | por |
dc.subject | Obrigações trabalhistas | por |
dc.subject | Systems life cycle | eng |
dc.subject | Electronic government | eng |
dc.subject | Labor obligations | eng |
dc.title | A implementação do e-social na administração pública | por |
dc.title.alternative | The implementation of e-social in public administration | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O e-social, é uma plataforma do governo federal que tem a finalidade de reunir e simplificar o
envio das informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias. O e-social pode ser
considerado um sistema de informação, e sua implementação requer mudanças culturais,
organização e planejamento. Os sistemas de informação são implementados por meio de etapas,
que vão desde o seu planejamento até a sua utilização, consideradas assim o ciclo de vida dos
sistemas. Neste contexto, o estudo tem por objetivo investigar a implementação do e-social nos
municípios do Vale do Rio dos Sinos a partir do ciclo de vida dos sistemas. Quanto a
metodologia, o estudo é de natureza aplicada, a pesquisa é descritiva, e a abordagem do
problema é qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, o trabalho consiste na
realização de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, entrevista e observação direta.
Os resultados evidenciam que os municípios estão na fase de produção do ciclo de vida dos
sistemas, uma vez que estão transmitindo os eventos do e-social da segunda e terceira fase.
Quanto aos fatores sucesso e críticos na implementação do e-social nos municípios, cita-se
respectivamente a capacitação dos servidores e os cadastros incompletos nas prefeituras.
Destaca-se que a principal dificuldade dos municípios não é compreender o e-social e as
informações a serem transmitidas, mas sim, a configuração dos sistemas de informática para
atenderem os layouts exigidos pelo governo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |