dc.contributor.advisor | Barichello, Marta Roseli de Azeredo | |
dc.creator | Lima, Severino Roberto de | |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T11:29:21Z | |
dc.date.available | 2017-02-23T11:29:21Z | |
dc.date.issued | 2011-06-28 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2679 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper investigates and presents as it has been managing the process of
continuous training and practice in the classroom mathematics teachers in high
school state Palmas / Tocantins, through an investment policy and strengthening
training offered to teachers who teach in Palmas / Tocantins. In this sense, the
research was organized as a structured qualitative research studies from
bibliographic and field research. The theme is about developing an approach or not
the practical skills of teachers in the classroom, from the continuing education course
offered by the Department of Education - SEDUC / TO, which aimed to determine
whether these policies have actually contributed to the strengthening school
management and especially if they have responded to the desires and expectations
of professionals in education. Although we know that continuing education is an
ongoing process throughout the teaching profession, as can be seen, the effect of
continuing education, changes in behavior, habits, attitudes, participatory planning,
involvement in school activities, active participation in management decisions and
especially the teaching practice in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.title | A formação continuada na perspectiva da gestão e da prática na sala de aula | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga e apresenta como vem acontecendo a gestão do processo
de Formação Continuada e a prática em sala de aula dos professores de
matemática do ensino médio estadual em Palmas/Tocantins, através de uma política
de investimento e fortalecimento profissional ofertada aos professores que lecionam
em Palmas/Tocantins. Nesse sentido, a pesquisa foi organizada como uma pesquisa
qualitativa estruturada a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. O
tema faz uma abordagem acerca do desenvolvimento ou não das habilidades
práticas do professor em sala de aula, a partir do curso de formação contínuada
oferecido pela Secretaria da Educação – SEDUC/TO, que teve como objetivo
verificar se realmente essas políticas têm contribuído para o fortalecimento da
gestão escolar e principalmente, se têm correspondido aos anseios e expectativas
dos profissionais em educação. Embora saibamos que a formação continuada é um
processo contínuo durante toda profissão docente, já se percebe, como efeito dessa
formação continuada, mudanças de comportamento, de hábitos, atitudes,
planejamento participativo, envolvimento nas atividades escolares, participação ativa
nas decisões da gestão e principalmente, a prática docente em sala de aula. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |