Subsídios para o planejamento e gestão da mobilidade sustentável em instituições de ensino superior
View/ Open
Date
2022-10-27Primeiro coorientador
Padillo, Alejandro Ruiz
Primeiro membro da banca
Uriarte, Ana Margarita Larrañaga
Segundo membro da banca
Rosa, Carmen Brum
Metadata
Show full item recordAbstract
As instituições de ensino superior (IESs) promovem diariamente deslocamentos que, se não
planejados, causam impactos negativos na mobilidade urbana. As IESs precisam gerenciar os
problemas de mobilidade pensando na sustentabilidade para melhorar as experiências de
transporte da comunidade acadêmica e contribuir para a garantia da acessibilidade, segurança
e qualidade de vida nas cidades. Esta pesquisa teve como objetivo subsidiar os planejadores das
IESs no processo de gestão da mobilidade sustentável. Primeiramente, uma revisão da literatura
foi conduzida com o método Proknow-C para compreender como as IESs lidam com os
problemas de mobilidade ao longo dos anos e conforme países, bem como as abordagens
metodológicas usadas, características que influenciam nos problemas e as ações de mobilidade
sustentável adotadas. Em segundo lugar, foi proposto um plano estratégico para orientar a
gestão da mobilidade contemplando as diretrizes, partes interessadas e alternativas em uma
estrutura de quatro etapas: diagnosticar, formular ações, implementar e monitorar. Além disso,
foi desenvolvido um modelo de diagnóstico, sob a forma de um questionário, e um conjunto de
ações estruturantes, comportamentais e regulatórias. Em seguida, um método híbrido de análise
de dados de mobilidade é apresentado como um instrumento de apoio à tomada de decisão. O
método combina estatísticas multivariadas e análise de agrupamento com apoio de
georreferenciamento para determinar os fatores contribuintes e os perfis de mobilidade da IES,
de forma que a distribuição espacial das origens (local de moradia) e o destino (IES) fornecem
implicações sobre os fatores ambientais (acessibilidade ao transporte público, uso do solo,
distância de moradia) que afetam as escolhas de transporte. Finalmente, o plano estratégico e o
método de análise são explorados em um estudo de caso aplicado ao Campus sede da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para determinar quais as limitações atuais que
impedem a adoção de modos de transporte ativos e coletivos e quais as ações necessárias para
alcançar a mobilidade sustentável na IES. Os resultados mostram que as principais limitações
são a falta de infraestrutura adequada para a caminhada e ciclismo no bairro e deficiências
operacionais e de infraestrutura das paradas do transporte público. Além disso, a oferta ampla
de estacionamentos gratuitos no campus é um dos facilitadores do deslocamento com
automóvel, mesmo para curtas distâncias. As ações propostas incluem, em um primeiro
momento, ações estruturais e regulatórias para melhorar as condições de caminhada e ciclismo
no bairro e incentivar a moradia acessível no entorno da IES, bem como ampliar a oferta do
transporte público nas rotas universitárias nos horários de pico e integrar a outras linhas que
conectam aos bairros. Posteriormente, podem ser implementadas ações regulatórias para
restringir o acesso de veículos privados junto com ações comportamentais para incentivar a
carona solidária, campanhas e atividades acadêmicas de estímulo a mobilidade ativa. As
implicações políticas da pesquisa são discutidas em termos da necessidade da participação
conjunta e colaborativa da IES com gestores públicos municipais e demais atores para garantir
a efetividade das práticas de mobilidade sustentável.
Collections
The following license files are associated with this item: