dc.creator | Zaions, João Lucas | |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T12:23:38Z | |
dc.date.available | 2022-11-10T12:23:38Z | |
dc.date.issued | 2022-09-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26823 | |
dc.description | A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa. | por |
dc.description.abstract | The constant increase in the price of petroleum-derived fuels during the pandemic period and
the need to reduce greenhouse gas emissions demand more efficient spark-ignition combustion
engines. Governmental programs such as the one entitled ROTA2030 aim to support
technological development in the automotive sector, promoting the use of biofuels, such as
ethanol, in order to reduce dependence on fossil fuels and emission levels. The use of more
efficient combustion engines through the combination of downsizing concepts, direct fuel
injection and mechanisms that independently control the events of the camshaft of valves, are
alternatives to maximize the efficiency of spark ignition engines, mainly in partial loads, where
the load control method throttles the air admitted for engine power control, resulting in high
pumping losses, precisely in the largest portion of operation of a vehicle in an urban cycle.
Strategies that allow the retention of a greater fraction of residual gases in the combustion
chamber contribute to the reduction of pumping work due to the addition of inert gases,
however, high concentrations can cause combustion instability. In this sense, the present work
aims to investigate the influence of the symmetrical variation of the opening and closing events
of the intake and exhaust valves, causing high overlap conditions as a strategy to retain residual
gases in the cylinder, to reduce the pumping work of the engine. The results show gains in
energy conversion efficiency at partial loads with high valve overlap, which consequently raises
the levels of residual gases present in the combustion chamber. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EGR | por |
dc.subject | Etanol | por |
dc.subject | Motores de combustão interna | por |
dc.subject | Ethanol | eng |
dc.subject | Downsizing | eng |
dc.subject | Internal combustion engines | eng |
dc.title | EGR interna para redução do trabalho de bombeamento em um motor ignição por centelha de injeção direta | por |
dc.title.alternative | Internal EGR to reduce pumping work in a direct injection spark ignition engine | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O constante aumento do preço dos combustíveis derivados do petróleo no período de pandemia
e a necessidade de redução de emissões de gases do efeito estufa demandam motores de
combustão por ignição por centelha mais eficientes. Programas governamentais como o
intitulado ROTA2030, visam apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo,
promovendo o uso de biocombustíveis, como o etanol, a fim de reduzir a dependência dos
combustíveis fósseis e os níveis de emissões. A utilização de motores de combustão mais
eficientes através da combinação de conceitos downsizing, injeção direta de combustível e com
mecanismos que controlam independentemente os eventos do eixo de comando de válvulas, são
alternativas para maximizar a eficiência dos motores de ignição por centelha, principalmente
em cargas parciais, onde o método de controle de carga que, ao estrangular o escoamento de ar
admitido para controle de potência do motor, resultando em elevadas perdas por bombeamento,
justamente na maior parcela de operação de um veículo em ciclo urbano. Estratégias que
permitem a retenção de maior fração de gases residuais na câmara de combustão contribui com
a redução do trabalho de bombeamento em virtude da adição de gases inertes, no entanto,
elevadas concentrações podem provocar instabilidade de combustão. No intuito de investigar
os limites dessa diluição o presente trabalho visa investigar a influência da variação simétrica
dos eventos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão, provocando
elevados cruzamentos de válvulas como estratégia de reter gases residuais no cilindro, para
redução do trabalho de bombeamento do motor. Os resultados mostram ganhos na eficiência de
conversão de energia para cargas parciais com elevado cruzamento de válvulas que por
consequência, eleva os níveis de gases residuais presentes na câmara de combustão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Mario Eduardo Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4000658451843066 | por |
dc.contributor.referee1 | Zabeu, Clayton Barcelos | |
dc.contributor.referee2 | Bayer, Fernando Mariano | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9026570236781802 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |