Mostrar registro simples

dc.creatorZaions, João Lucas
dc.date.accessioned2022-11-10T12:23:38Z
dc.date.available2022-11-10T12:23:38Z
dc.date.issued2022-09-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26823
dc.descriptionA data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa.por
dc.description.abstractThe constant increase in the price of petroleum-derived fuels during the pandemic period and the need to reduce greenhouse gas emissions demand more efficient spark-ignition combustion engines. Governmental programs such as the one entitled ROTA2030 aim to support technological development in the automotive sector, promoting the use of biofuels, such as ethanol, in order to reduce dependence on fossil fuels and emission levels. The use of more efficient combustion engines through the combination of downsizing concepts, direct fuel injection and mechanisms that independently control the events of the camshaft of valves, are alternatives to maximize the efficiency of spark ignition engines, mainly in partial loads, where the load control method throttles the air admitted for engine power control, resulting in high pumping losses, precisely in the largest portion of operation of a vehicle in an urban cycle. Strategies that allow the retention of a greater fraction of residual gases in the combustion chamber contribute to the reduction of pumping work due to the addition of inert gases, however, high concentrations can cause combustion instability. In this sense, the present work aims to investigate the influence of the symmetrical variation of the opening and closing events of the intake and exhaust valves, causing high overlap conditions as a strategy to retain residual gases in the cylinder, to reduce the pumping work of the engine. The results show gains in energy conversion efficiency at partial loads with high valve overlap, which consequently raises the levels of residual gases present in the combustion chamber.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEGRpor
dc.subjectEtanolpor
dc.subjectMotores de combustão internapor
dc.subjectEthanoleng
dc.subjectDownsizingeng
dc.subjectInternal combustion engineseng
dc.titleEGR interna para redução do trabalho de bombeamento em um motor ignição por centelha de injeção diretapor
dc.title.alternativeInternal EGR to reduce pumping work in a direct injection spark ignition engineeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO constante aumento do preço dos combustíveis derivados do petróleo no período de pandemia e a necessidade de redução de emissões de gases do efeito estufa demandam motores de combustão por ignição por centelha mais eficientes. Programas governamentais como o intitulado ROTA2030, visam apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo, promovendo o uso de biocombustíveis, como o etanol, a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e os níveis de emissões. A utilização de motores de combustão mais eficientes através da combinação de conceitos downsizing, injeção direta de combustível e com mecanismos que controlam independentemente os eventos do eixo de comando de válvulas, são alternativas para maximizar a eficiência dos motores de ignição por centelha, principalmente em cargas parciais, onde o método de controle de carga que, ao estrangular o escoamento de ar admitido para controle de potência do motor, resultando em elevadas perdas por bombeamento, justamente na maior parcela de operação de um veículo em ciclo urbano. Estratégias que permitem a retenção de maior fração de gases residuais na câmara de combustão contribui com a redução do trabalho de bombeamento em virtude da adição de gases inertes, no entanto, elevadas concentrações podem provocar instabilidade de combustão. No intuito de investigar os limites dessa diluição o presente trabalho visa investigar a influência da variação simétrica dos eventos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão, provocando elevados cruzamentos de válvulas como estratégia de reter gases residuais no cilindro, para redução do trabalho de bombeamento do motor. Os resultados mostram ganhos na eficiência de conversão de energia para cargas parciais com elevado cruzamento de válvulas que por consequência, eleva os níveis de gases residuais presentes na câmara de combustão.por
dc.contributor.advisor1Martins, Mario Eduardo Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000658451843066por
dc.contributor.referee1Zabeu, Clayton Barcelos
dc.contributor.referee2Bayer, Fernando Mariano
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9026570236781802por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International