Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes EaD do IFRO
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Data
2022-10-14Primeiro membro da banca
Ellensohn, Ricardo
Segundo membro da banca
Lima, Valdeson Amaro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido
no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do trabalho
foi desenvolver o design educacional e recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes do Instituto Federal de Rondônia, de forma a adequar o processo de ensino-aprendizagem para o público-alvo adolescente, especialmente com relação à carga horária EaD presente nesta modalidade e que apresenta deficiências na sua implementação. Inicialmente foi
realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e abordado os fundamentos teóricos sobre design educacional, metodologias ativas, ensino híbrido, recursos educacionais, uso de
tecnologias e estilos de aprendizagem. A investigação junto ao público-alvo, com relação aos
processos de ensino-aprendizagem, sobre as metodologias, recursos e mídias mais aceitos por
este público, forneceram subsídios para o desenvolvimento do design. A fundamentação metodológica baseia-se na Design Based Research (DBR), a qual propõe identificar os problemas
pelos envolvidos na pesquisa e aplicar as soluções práticas e inovadoras através de ciclos iterativos, em um processo de aprimoramento dos resultados. A análise de conteúdo de Bardin
foi usada para verificar os resultados obtidos através de métodos qualitativos e quantitativos.
Além do design educacional para a disciplina foi desenvolvido um jogo pedagógico para revisão de conteúdos. Os ciclos de aplicação do jogo e do design foram realizados no Instituto Federal de Rondônia, no curso Técnico em Administração concomitante ao ensino médio EaD,
na disciplina de Marketing. Os resultados mostraram que os alunos desta faixa etária estão
ávidos por aulas mais práticas, uso de jogos e interatividade. As metodologias usadas no projeto de design educacional foram a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem baseada em Projetos, ambas tiveram uma boa aceitação e resultados satisfatórios. Os recursos desenvolvidos
procuraram apresentar variados níveis de interatividade e foram muito bem aceitos. Os princípios de design para esta modalidade de curso resultantes da implementação do design educacional planejado para a disciplina de Marketing foram: 1) Diagnóstico e Avaliação; 2) Interatividade; 3) Prática; 4) Sala de Aula Invertida.
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