dc.creator | Santos, Ticiane Lúcia dos | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T11:23:05Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T11:23:05Z | |
dc.date.issued | 2022-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26856 | |
dc.description.abstract | Since the colonial era, the Brazilian population has been facing consequences of the racist
ideology that maintains the racial hierarchy from which the White population benefits
materially and symbolically, whereas the Black population fights against social inequality for
centuries. Studying racism within the structure of Brazilian society is fundamental to
understanding how the process of subjectivation occurs through racial markers, causing
psychosocial effects that can be observed in the psychology practice. This study was drawn
aiming to comprehend whether the content about racism takes part in the academic training
and education of psychologists. This study was characterized as a qualitative, descriptive and
exploratory research and had the participation of fourteen psychologists in the city of Santa
Maria - RS. The researcher used as instruments for collecting the information, a field diary
written, an online questionnaire and a semi-structured interview and the hermeneuticdialectical analysis was used to analyze the information. The results are organized and
presented in the following three articles: 1- The first article discusses the comprehension of
psychologists towards racism; 2- The second presents the study about racism during
psychology academic training; 3- The third article contains a debate about decoloniality as a
theoretical and social intervention program that may assist the process of (re)construction of
psychology curriculum. The study concludes that the interviewed psychologists understand
the importance of the markers of race and racism in the process of subjectivation of
Brazilians, and even though the topic was often absent in their undergraduate curriculums,
these professionals have been seeking training in racial issues. Therefore, this study defends
changes in the structure of the academic psychology curriculum through guidelines and
similar resources that shall consider mandatory contents to be taught such as racism, in order
to obtain more contextualized and socially relevant training. We understand that decoloniality
is a critical perspective capable of referencing this search for a diversified curriculum that
may integrate social realities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Formação acadêmica | por |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.subject | Decolonialidade | por |
dc.subject | Psychology | eng |
dc.subject | Racism | eng |
dc.subject | Academic training | eng |
dc.subject | Race relations | eng |
dc.subject | Decoloniality | eng |
dc.title | O racismo como tema transversal na formação acadêmica de psicólogas(os) em Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Racism as a cross-cutting theme in the academic training of psychologists in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A população brasileira tem enfrentado desde o período colonial as consequências da ideologia
racista que mantém a hierarquia racial na qual a população branca se beneficia material e
simbolicamente, enquanto a população negra luta por séculos contra a desigualdade social. O
estudo sobre o racismo como conteúdo que estrutura a sociedade brasileira é fundamental para
compreender como o processo de subjetivação ocorre com base no marcador raça, trazendo
efeitos psicossociais que podem ser observados nas práticas da Psicologia. Esse estudo foi
delineado a fim de compreender se o conteúdo sobre o racismo fez parte da formação
acadêmica de psicólogas(os), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e
exploratória, realizada com a participação total de quatorze de psicólogas(os) da cidade de
Santa Maria - RS. Como instrumentos para a coleta das informações foram utilizados um
diário de campo escrito pela pesquisadora, um questionário online e entrevista semi-estruturada. A análise hermenêutica-dialética foi utilizada para analisar as informações, sendo
que os resultados estão organizados e expostos em três artigos com as seguintes abordagens: 1
- No primeiro artigo discute-se a compreensão das(os) psicólogas(os) sobre o racismo; 2 - O
segundo artigo apresenta o estudo sobre o racismo durante a formação acadêmica na
Psicologia; e 3- No terceiro artigo temos o debate sobre a decolonialidade como um programa
teórico e de intervenção social que pode auxiliar no processo de (re)construção dos currículos
na Psicologia. Conclui-se que embora o ensino sobre a temática racial nos currículos da
Psicologia não tenha sido contemplado durante a graduação das(os) psicólogas(os)
entrevistadas(os), as(os) profissionais têm buscado a capacitação sobre o tema, por entender a
relevância do marcador raça e do racismo no processo de subjetivação da população
brasileira. Com isso, defende-se que ocorra mudança na estrutura curricular do ensino da
Psicologia, através da implementação de diretrizes e outros dispositivos que contemplem a
obrigatoriedade do ensino de conteúdos como o racismo, a fim de se obter uma formação
contextualizada e socialmente referenciada, sendo a decolonialidade uma perspectiva crítica
capaz de referenciar essa busca por um currículo diversificado e integrador das realidades
sociais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Samara Silva dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602265197011 | por |
dc.contributor.referee1 | Alves, Miriam Cristiane | |
dc.contributor.referee2 | Alberti, Taís Fim | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9948640736741064 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |