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dc.contributor.advisorLehnhar, Eliete dos Reis
dc.creatorComerlato, Isabel Helena
dc.date.accessioned2022-11-16T15:19:14Z
dc.date.available2022-11-16T15:19:14Z
dc.date.issued2022-08-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26864
dc.descriptionArtigo científico (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractConsidering public investments in the promotion of digital inclusion, this article aims to analyze the digital inclusion of students in public schools in the city of Esteio-RS, through the implementation of the Sala Conectada (SC) project. Being studied what are the future perspectives of the use of the connected room and what are the needs for improvements in the project, seeking to answer this question, interviews were carried out with managers of 3 schools in the studied municipality, as well as a documentary analysis of public programs in technologies in 9,204, of November 23, 2017, which institutes the Connected Education Innovation Program (Brazil, 2017) and later Law No. Connected Education” (Brazil, 2021). Through the analysis of the data obtained from the interview with the managers, it was observed that despite the instrumentalization and acquisition of equipment that the project provided, and that are being used in the schools studied, there was no adequate training for teachers, nor effective participation of them. in the process of creating teaching-learning methodologies that promote the inclusion of students, requiring greater investment and research in these areas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInvestimentos públicospor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPublic investmentseng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectEducationeng
dc.titleInclusão digital: escolas conectadas no município de Esteio/RSpor
dc.title.alternativeDigital inclusion: connected schools in the municipality of Esteio/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoConsiderando investimentos públicos na promoção da inclusão digital, este artigo tem por objetivo analisar a inclusão digital dos alunos nas escolas públicas no município de Esteio-RS, por meio da implementação do projeto Sala Conectada (SC). Sendo estudado quais as perspectivas futuras da utilização da sala conectada e quais as necessidades de melhorias no projeto, buscando-se responder esta questão foram realizadas entrevistas com gestoras de 3 escolas do município estudado, bem como realizada uma análise documental dos programas públicos em tecnologias na educação, como os instituídos pelo decreto Nº 9.204, de 23 de novembro de 2017 que institui o Programa de Inovação Educação Conectada (Brasil, 2017) e mais tarde a Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021 que “Institui a Política de Inovação Educação Conectada” (Brasil,2021). Através das análises dos dados obtidos com a entrevista com as gestoras observou-se que apesar da instrumentalização, e aquisição de equipamentos que o projeto propiciou, e de que estão sendo utilizados nas escolas estudadas não houve uma formação adequada aos docentes, nem participação efetiva destes no processo de criação de metodologias de ensino aprendizagem que propiciem a inclusão dos alunos, sendo necessário maiores investimentos e pesquisas nestas áreas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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