dc.contributor.advisor | Lehnhar, Eliete dos Reis | |
dc.creator | Comerlato, Isabel Helena | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T15:19:14Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T15:19:14Z | |
dc.date.issued | 2022-08-27 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26864 | |
dc.description | Artigo científico (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Considering public investments in the promotion of digital inclusion, this article aims to analyze
the digital inclusion of students in public schools in the city of Esteio-RS, through the
implementation of the Sala Conectada (SC) project. Being studied what are the future
perspectives of the use of the connected room and what are the needs for improvements in the
project, seeking to answer this question, interviews were carried out with managers of 3 schools
in the studied municipality, as well as a documentary analysis of public programs in
technologies in 9,204, of November 23, 2017, which institutes the Connected Education
Innovation Program (Brazil, 2017) and later Law No. Connected Education” (Brazil, 2021).
Through the analysis of the data obtained from the interview with the managers, it was observed
that despite the instrumentalization and acquisition of equipment that the project provided, and
that are being used in the schools studied, there was no adequate training for teachers, nor
effective participation of them. in the process of creating teaching-learning methodologies that
promote the inclusion of students, requiring greater investment and research in these areas. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Investimentos públicos | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Public investments | eng |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Inclusão digital: escolas conectadas no município de Esteio/RS | por |
dc.title.alternative | Digital inclusion: connected schools in the municipality of Esteio/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | Considerando investimentos públicos na promoção da inclusão digital, este artigo tem por
objetivo analisar a inclusão digital dos alunos nas escolas públicas no município de Esteio-RS,
por meio da implementação do projeto Sala Conectada (SC). Sendo estudado quais as
perspectivas futuras da utilização da sala conectada e quais as necessidades de melhorias no
projeto, buscando-se responder esta questão foram realizadas entrevistas com gestoras de 3
escolas do município estudado, bem como realizada uma análise documental dos programas
públicos em tecnologias na educação, como os instituídos pelo decreto Nº 9.204, de 23 de
novembro de 2017 que institui o Programa de Inovação Educação Conectada (Brasil, 2017) e
mais tarde a Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021 que “Institui a Política de Inovação Educação
Conectada” (Brasil,2021). Através das análises dos dados obtidos com a entrevista com as
gestoras observou-se que apesar da instrumentalização, e aquisição de equipamentos que o
projeto propiciou, e de que estão sendo utilizados nas escolas estudadas não houve uma
formação adequada aos docentes, nem participação efetiva destes no processo de criação de
metodologias de ensino aprendizagem que propiciem a inclusão dos alunos, sendo necessário
maiores investimentos e pesquisas nestas áreas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |