dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Machado, Gustavo de Lima | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:04:54Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:04:54Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, G. de L. Desenvolvimento de laboratório remoto para bancada eletropneumática didática. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26872 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia
de Controle e Automação, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The evolution of technology and the growing use of Internet by more people creates
possibilities for remote applications, controlled throughWeb. Thus, remote laboratories
become a reality that assists academics in the competitiveness of market and open the
possibility of access to experiments by more and more students. Therefore the development
of given application has countless advantages in several levels and promotes
the personal and professional development. The question as to the applicability of this
given concept is in the communication of the network formed among all the devices.
From the SCADA system controlled plant, the server that sends data to the client and
the user, all devices must have a way of understand each other and ensure the success
in data exchange. This web development of the communication and creation of client
and server is what makes the remote laboratory functional and allows that practical
experiments to be performed anywhere, anytime. To make the project work, the user
must program the actions of a PLC and send the programming archive to a bench (the
laboratory plant), which is made through a website with a server and pages created
with HTML and JavaScript. Aiming at applicability of these concepts and the facility for
developers, several tools were created, one of those being an asynchronous interpreter
of JavaScript called “Node.js” that opens ways of transformming complex projects into
simple ones, allowing actions which before took a lot of time or weren’t possible with
that language. The creation of pages with HTML and JavaScript, the server actions
using “Node.js” and the communication of the server with the PLC using a library that
control the mouse and keyboard of the server combined make the remote laboratory
functional and support the graduation of students, both in making academic works and
instructing them to look at the future on new technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Laboratórios Remotos | por |
dc.subject | SCADA | eng |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Desenvolvimento Web | por |
dc.subject | JavaScript | eng |
dc.subject | Node | eng |
dc.subject | Remote Laboratories | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Web Development | eng |
dc.title | Desenvolvimento de laboratório remoto para bancada eletropneumática didática | por |
dc.title.alternative | Remote laboratory development for electropneumatic didatic bench | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | por |
dc.description.resumo | A evolução da tecnologia e o crescente uso da Internet por mais pessoas cria possibilidades
para aplicações remotas, controladas via Web. Desta forma, laboratórios
remotos se tornam uma realidade que auxilia acadêmicos na competitividade do mercado
e abrem a possibilidade do acesso a experimentos por cada vez mais estudantes.
Portanto, o desenvolvimento de dada aplicação possui inúmeras vantagens em diversos
níveis e fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional. A questão quanto a
aplicabilidade de tal conceito está na comunicação da rede formada entre todos os
dispositivos. Desde a planta que será controlada por um sistema SCADA, o servidor
que envia dados ao cliente e o usuário, todos os dispositivos devem possuir uma maneira
de se entenderem e garantirem o êxito na troca de dados. Este desenvolvimento
Web da comunicação e criação de cliente e servidor é o que torna o laboratório remoto
funcional e permite que experimentos práticos sejam realizados em qualquer lugar, a
qualquer hora. Para tal projeto funcionar, o usuário deverá programar as ações de um
CLP e enviar o arquivo de programação a uma bancada (planta do laboratório), o que
é feito através de um website com um servidor e páginas criadas em HTML e JavaScript.
Visando a aplicabilidade de tais conceitos e a facilidade para desenvolvedores,
diversos instrumentos foram criados, um destes sendo um interpretador assíncrono de
JavaScript chamado de “Node.js” que abre maneiras de transformar projetos complexos
em simples, permitindo ações que antes demandavam muito tempo ou não eram
possíveis com tal linguagem. A criação das páginas em HTML e JavaScript, as ações
do servidor usando “Node.js” e a comunicação do servidor com o CLP utilizando uma
biblioteca que controla o mouse e teclado do servidor combinados tornam o laboratório
remoto funcional e auxiliam na formação de estudantes, tanto facilitando desenvolvimentos
de trabalhos acadêmicos quanto instruindo-os a olhar para o futuro em novas
tecnologias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |