dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Ferreira, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:07:14Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:07:14Z | |
dc.date.issued | 2021-08-06 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, F. Sistema inteligente de gerenciamento e controle de vagas de estacionamento. 2021. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26877 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | In large cities, there is na increasing presencence of personal vehicles being used as means of
transportation for work and study places, as well as for leisure. As a result, the number of
private car parks that provide security for vehicles has increased. However, the time wasted in
order to find a parking place, as well as the allocation of personnel to assist drivers by the estabilishments,
entails unnecessary costs for both sides. The current systems implemented mostly
use tickets as a tool to control the number of available spaces, in wich the person in charge of
the parking lot manages to define how many vehicles are there at his estabilishment, but it is not
possibible to define it’s location within it. Thus, there is a need for a robust system, in wich is
possible to inform both the user and the person in charge of the estabilishment, the number and
location of available spaces within the parking lot. Therefore, this work proposes an intelligent
system that orientate drivers to vacant parking spots, through signalers at the top of the parking
spaces. For the development of his project, it was used the most varied knowledge acquired
during graduation, and through these it was decided to use a micro controller called ESP-32,
ultrasonic distance sensor HC-SR04 Node-RED, a flow-based development tool for visual programming
and the aid of a database for storing the data of this work. Therefore, the aim of
this work is to contribute to the better functioning parking spaces distribution systems through
an intelligent parking management system, in addition to having a supervisory system that can
assist in a better visualization of the parking spaces occupation by drivers, thus decreasing the
search time for na available parking space. The system obtained the expected result, both in the
hardware project and in the software. This system is prepared for future improvements, such as
greater reach of the network through the implementation of network mesh in ESP-32 devices
and also the implementation of signs indicating unoccupied spaces for drivers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estacionamento | por |
dc.subject | Gerenciamento de Vagas | por |
dc.subject | Parking | eng |
dc.subject | Content | eng |
dc.title | Sistema inteligente de gerenciamento e controle de vagas de estacionamento | por |
dc.title.alternative | Intelligent parking space management and control system | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | por |
dc.description.resumo | Nas grandes cidades cada vez mais se tem a presença de veículos pessoais utilizados como
meio de transporte para os ambientes de trabalho e estudo, assim como para lazer. Com isso,
o número de estacionamentos privativos que oferecem segurança aos veículos tem aumentado.
Porém, o desperdício de tempo para que se encontre uma vaga de estacionamento, assim como
a alocação de pessoal para auxílio dos motoristas por parte dos estabelecimentos, acarretam
custos desnecessários de ambos os lados. Os sistemas atuais implementados utilizam em sua
maioria tickets como ferramenta para controle do número de vagas disponíveis, onde o responsável
do estacionamento consegue definir quantos veículos existem no seu estabelecimento,
porém não é possível definir qual a sua localização dentro do mesmo. Existe assim a necessidade
de um sistema robusto, onde seja possível informar tanto ao usuário como o responsável
pelo estabelecimento, o número e a localização das vagas disponíveis dentro do estacionamento.
Por isso, esse trabalho propõe um sistema inteligente que direciona os motoristas para vagas desocupadas
através de sinalizadores na parte superior das vagas. Para o desenvolvimento deste
projeto, foram utilizados dos mais variados conhecimentos adquiridos durante a graduação, e
através destes foi optado pela utilização de um micro controlador chamado ESP-32, sensor de
distância ultrassônico HC-SR04 Node-RED uma ferramenta de desenvolvimento baseada em
fluxo para programação visual e o auxílio de um banco de dados para armazenamento dos dados
deste trabalho. Portanto, o intuito desse trabalho é contribuir para o melhor funcionamento
dos sistemas de distribuição de vagas de estacionamento através de um sistema de gerenciamento
de vagas inteligente, além disso contar com um sistema supervisório que possa auxiliar
numa melhor visualização da ocupação das vagas pelos motoristas, diminuindo assim o tempo
de procura por uma vaga de estacionamento livre. O sistema obteve o resultado esperado, tanto
no projeto de hardware quanto no software. Este sistema esta preparado para futuras melhorias,
como maior alcance da rede através da implementação da rede mesh nos dispositivos ESP-32 e
também na implementação de placas indicadoras de vagas desocupadas para os motoristas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |