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dc.contributor.advisorVieira, Rodrigo Padilha
dc.creatorSilva, Eduardo Cattani
dc.date.accessioned2022-11-16T18:07:54Z
dc.date.available2022-11-16T18:07:54Z
dc.date.issued2021-09-15
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationSILVA, E. C. Controle e acionamento de máquinas síncronas de ímãs permanentes internos baseado em estratégia MTPA visando elevado desempenho dinâmico e reduzido custo computacional. 2021. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26883
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis work presents the study and development of a control system applied for an interior permanent magnet synchronous motor (IPMSM). Due to the increasing use of this type of machine, mainly in the powertrain of electric vehicles, the study and development of control systems to maximize the performance and efficiency is necessary. Initially, mathematical models are obtained from the equivalent electrical circuit and mechanical dynamics analysis. Based on the obtained model, the current and speed controllers are designed in order to perform the speed control of the machine. The controllers were designed and discretized aiming to achieve high performance and efficiency from the machine, added to low computational cost to implementation in microcontrollers. To achieve these goals, PIs (proportional-integral) were used for current and speed control, linked to MTPA (maximum torque per ampere) for torque control. Controllers were designed that, despite suffering the effects of the machine non-linearities, the references are tracked satisfactorily. The control loops were validated through simulations based on Typhoon HIL software. Besides, the MTPA and linear torque controller had their performance compared. Finally, a control system that accomplished satisfactory dynamic performance combined to control laws that require low computational processing for its implementation is developed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControlepor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectControleng
dc.subjectModellingeng
dc.subjectSimulationeng
dc.titleControle e acionamento de máquinas síncronas de ímãs permanentes internos baseado em estratégia MTPA visando elevado desempenho dinâmico e reduzido custo computacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de um sistema de controle aplicado a máquinas síncronas de ímãs permanentes internos (IPMSM). Tendo em vista a crescente utilização desse tipo de motor, principalmente como sistema de tração em veículos elétricos, é necessário o estudo e desenvolvimento de sistemas de controle afim de maximizar o desempenho e eficiência do sistema. Inicialmente, o modelo matemático da máquina é obtido a partir da análise do circuito elétrico equivalente e dinâmicas mecânicas. Baseado no modelo obtido, é apresentado o projeto dos controladores de corrente e velocidade afim de realizar o controle de velocidade da máquina. Os controladores foram projetados e discretizados com finalidade de obter alto desempenho e eficiência da máquina, somados a um baixo custo computacional para implementação em microcontroladores. Para lograr tais objetivos, foram utilizados controladores PIs (proporcional-integral) para corrente e velocidade, atrelados a um algoritmo MTPA (maximum torque per ampere) para o controle do torque. Foram projetados controladores que, apesar de sofrerem os efeitos das não linearidades da máquina, rastreiam de forma satisfatória as referências impostas. As malhas de controle foram validadas através de simulações no software Typhoon HIL e o desempenho do algoritmo MTPA desenvolvido é comparado com o do controlador linear de torque. Por fim, é implementado um sistema de controle de velocidade que possui satisfatório desempenho dinâmico atrelado a leis de controle que demandam baixo processamento computacional para a sua implementação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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