dc.contributor.advisor | Vieira, Rodrigo Padilha | |
dc.creator | Silva, Eduardo Cattani | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:07:54Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:07:54Z | |
dc.date.issued | 2021-09-15 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, E. C. Controle e acionamento de máquinas síncronas de ímãs permanentes internos baseado em estratégia MTPA visando elevado desempenho dinâmico e reduzido custo computacional. 2021. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26883 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia
de Controle e Automação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This work presents the study and development of a control system applied for an interior
permanent magnet synchronous motor (IPMSM). Due to the increasing use of this type
of machine, mainly in the powertrain of electric vehicles, the study and development of
control systems to maximize the performance and efficiency is necessary. Initially, mathematical
models are obtained from the equivalent electrical circuit and mechanical dynamics
analysis. Based on the obtained model, the current and speed controllers are designed
in order to perform the speed control of the machine. The controllers were designed and
discretized aiming to achieve high performance and efficiency from the machine, added to
low computational cost to implementation in microcontrollers. To achieve these goals, PIs
(proportional-integral) were used for current and speed control, linked to MTPA (maximum
torque per ampere) for torque control. Controllers were designed that, despite suffering the
effects of the machine non-linearities, the references are tracked satisfactorily. The control
loops were validated through simulations based on Typhoon HIL software. Besides,
the MTPA and linear torque controller had their performance compared. Finally, a control
system that accomplished satisfactory dynamic performance combined to control laws that
require low computational processing for its implementation is developed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle | por |
dc.subject | Modelagem | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Control | eng |
dc.subject | Modelling | eng |
dc.subject | Simulation | eng |
dc.title | Controle e acionamento de máquinas síncronas de ímãs permanentes internos baseado em estratégia MTPA visando elevado desempenho dinâmico e reduzido custo computacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de um sistema de controle aplicado a
máquinas síncronas de ímãs permanentes internos (IPMSM). Tendo em vista a crescente
utilização desse tipo de motor, principalmente como sistema de tração em veículos elétricos,
é necessário o estudo e desenvolvimento de sistemas de controle afim de maximizar
o desempenho e eficiência do sistema. Inicialmente, o modelo matemático da máquina é
obtido a partir da análise do circuito elétrico equivalente e dinâmicas mecânicas. Baseado
no modelo obtido, é apresentado o projeto dos controladores de corrente e velocidade
afim de realizar o controle de velocidade da máquina. Os controladores foram projetados e
discretizados com finalidade de obter alto desempenho e eficiência da máquina, somados
a um baixo custo computacional para implementação em microcontroladores. Para lograr
tais objetivos, foram utilizados controladores PIs (proporcional-integral) para corrente e velocidade,
atrelados a um algoritmo MTPA (maximum torque per ampere) para o controle do
torque. Foram projetados controladores que, apesar de sofrerem os efeitos das não linearidades
da máquina, rastreiam de forma satisfatória as referências impostas. As malhas
de controle foram validadas através de simulações no software Typhoon HIL e o desempenho
do algoritmo MTPA desenvolvido é comparado com o do controlador linear de torque.
Por fim, é implementado um sistema de controle de velocidade que possui satisfatório
desempenho dinâmico atrelado a leis de controle que demandam baixo processamento
computacional para a sua implementação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |