Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorWollmann, Milena Renata
dc.date.accessioned2022-11-16T18:38:05Z
dc.date.available2022-11-16T18:38:05Z
dc.date.issued2021-08-05
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26889
dc.description.abstractThis monograph was developed with the Pedagogy Course at the Federal University of Santa Maria (UFSM), it was written during the social isolation resulting from the Covid 19 Pandemic, and its development stems from an attempt to follow the investigative paths that the problem prompts to think, which ie: what is the importance of early childhood education for children entering the early years of elementary school?, as a result of this formulation, it is worth asking in these pandemic times what are the challenges of children's education related to school learning in the home environment, given the moment suspension from in-person school activities? To understand this problem, we use the general objective that investigates how the circumstance of social isolation has affected the pedagogical practices of the pedagogue together with the children. In this sense, we sought to understand how strategies and paths are created to (re)establish communication, dialogue and pedagogical practices between children and teachers. That is, the purpose of the study seeks to approach the possibilities of interactions, discoveries and learning for children. The research approached a qualitative approach to the production and analysis of bibliographic materialities, mainly from researchers such as Maria Carmem Barbosa (2013), and from these materialities we approached some basic concepts: childhood; kid; early childhood education articulating with the know-how experienced in the research movements traced in a field diary. It is considered that the problematization of the importance of early childhood education for the child who enters the early years of elementary school has become even more complex in the context of the suspension of face-to-face activities at school, becoming a reality throughout the country. Children and their school experiences in the period of social distancing fail to experience the beauty of childhood with their peers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEscola da infânciapor
dc.subjectInteraçõespor
dc.titleAs crianças e suas infâncias: tempos de incertezaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoA escrita desta monografia foi escrita durante o isolamento social decorrente da Pandemia do Covid 19, e seu desenvolvimento parte da tentativa de percorrer os caminhos investigativos que o problema instiga pensar, qual seja: qual é a importância da educação infantil para a criança que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental? Em decorrência dessa formulação cabe interrogar quais são os desafios da educação das crianças relativo às aprendizagens escolares no ambiente doméstico, dado o momento de suspensão das atividades presenciais da escola? Para compreender esse problema nos valemos do objetivo geral que investigou o modo como a circunstância de isolamento social afetou as práticas pedagógicas do pedagogo junto com as crianças. Buscou-se compreender de que modo são criadas estratégias e caminhos para (re)estabelecer a comunicação, o diálogo e as práticas pedagógicas entre as crianças e os professores. A pesquisa é de cunho qualitativo cercando-se da produção e análise das materialidades da literatura, contando com as contribuições da pesquisadora Maria Carmem Barbosa (2013), e a partir dessas materialidades nos aproximamos de alguns conceitos basilares: infância; criança; educação infantil articulando com os saberes-fazeres experimentados nos movimentos traçados em um diário de campo. Considera-se que a problematização sobre a importância da educação infantil para a criança que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental tornou-se ainda mais complexa no contexto da suspensão das atividades presenciais da escola, tornando-se realidade em todo o país. As crianças e suas vivências escolares nesse período deixaram de experimentar as descobertas da infância com seus pares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto