As famílias e sua participação na escola de educação infantil
Resumen
A pesquisa que mobiliza essa escrita é resultado do desenvolvimento do trabalho
investigativo que trata da temática das relações das famílias e a escola de educação
infantil, vinculado ao curso de Pedagogia LICENCIATURA PELNA DA UFSM. A
problemática de interesse nesse estudo foi orientada pela questão: como se
constituem as relações participativas entre a escola e a família? Nessa perspectiva, a
pesquisa discute como os meios de participação da família na escola podem ser
pautados por uma gestão escolar democrática. Para tanto, o objetivo geral que pautou
a pesquisa foi investigar como se estabelecem as relações participativas entre a
escola e a família mediadas pelas culturas que compõem os modos de vida. Pautamos
o processo investigativo na abordagem qualitativa dos conceitos de famílias, gestão
democrática, escola e participação. Os mesmos estão circunscritos pelo referencial
teórico (LÜCK, 2008), (PARO, 2007), (BARBOSA, 2007), além disso, considerando
as relações e interações inerentes.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: