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dc.contributor.advisorBayer, Fernando Mariano
dc.creatorSchreiner, Daniel Gustavo
dc.date.accessioned2022-11-16T18:39:11Z
dc.date.available2022-11-16T18:39:11Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationSCHREINER, D. G. Desenvolvimento de um dispositivo de plausibilidade do sistema de freios para fórmula SAE. 2021. 58 [8] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26895
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2021.por
dc.description.abstractWhen it comes to a prototype of Formula SAE type, they are in constant evolution and modifications, always looking for the current regulation as the design limitation. Still, many technologies can be employed in these prototypes. An important technology for the performance of the prototype on the track is the use of an electronic throttle control, thus, the general objective of the research is to develop a brake system plausibility device (BSPD), which is a system obligatorily required by SAE regulations when the Formula team decides to use an electronic throttle control, ensuring safety in prototype tests and competitions. Therefore, the research was divided into 4 stages, namely: reviewing and interpreting the current rules of the competition to which the prototype is destined; define the initial idea of the device itself; perform the electronic simulations of the system, and finally develop the modeling of the printed circuit board and its connections. As a theoretical basis for the development of the research, the regulation of the year 2021 was used. As a result of the simulations carried out, it is concluded that the project presented a result within what was expected, with the methodology used for the development of the device satisfactory and the same ready to be manufactured the moment the team decides to use an electronic accelerator. Thus, a cycle of 5 years in the FORMULA UFSM team is concluded with the development of a material that can contribute to the constant improvement of the performance of the team's prototypes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormula SAEpor
dc.subjectBSPDpor
dc.subjectETCpor
dc.subjectAcelerador eletrônicopor
dc.subjectFormula SAEeng
dc.subjectBSPDeng
dc.subjectETCeng
dc.subjectElectronic throttle controleng
dc.titleDesenvolvimento de um dispositivo de plausibilidade do sistema de freios para fórmula saepor
dc.title.alternativeDevelopment of a brake system plausibility device for formula saeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoQuando se trata de um protótipo do tipo Formula SAE, estes estão em constante evolução e modificações, sempre buscando o regulamento vigente como limitante de projeto. Ainda assim, muitas tecnologias podem ser empregadas nestes protótipos. Uma tecnologia importante para o desempenho do protótipo em pista é o uso de um acelerador eletrônico, deste modo, tem-se como objetivo geral da pesquisa desenvolver um dispositivo de plausibilidade do sistema de freio (brake system plausibility device – BSPD), o qual é um sistema obrigatoriamente solicitado pelo regulamento da SAE quando a equipe de Formula decide usar um acelerador eletrônico, garantindo a segurança nos testes e em competições do protótipo. Para tanto, a pesquisa foi dividida em quatro etapas, sendo: revisar e interpretar o regulamento vigente da competição a qual o protótipo é destinado; definir a ideia inicial do dispositivo em si; realizar as simulações eletrônicas do sistema, e por fim elaborar a modelagem da placa de circuito impresso e suas conexões. Como base teórica para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se do regulamento do ano 2021. Como resultado das simulações feitas, conclui-se que o projeto apresentou resultado dentro do que era esperado, com a metodologia utilizada para o desenvolvimento do dispositivo satisfatória e o mesmo pronto para ser fabricado no momento que a equipe decidir fazer uso de um acelerador eletrônico. Deste modo, conclui-se um ciclo de cinco anos na equipe FORMULA UFSM com o desenvolvimento de um material que pode contribuir para a constante melhoria da performance dos protótipos da equipe.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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