As interações e as culturas dos bebês e das crianças bem pequenas: reflexões a partir de mini-histórias
Abstract
O presente trabalho tem como tema as interações e as culturas dos bebês e das crianças
bem pequenas, apresentando como objetivo geral: Pesquisar as interações e as produções
de culturas de pares entre os bebês e as crianças bem pequenas na Educação Infantil.
Especificamente: compreender as diferentes formas de culturas e de interações através de
registros de mini-histórias; refletir sobre os processos vivenciados junto à turma Amarela; e
analisar a importância do papel do(a) professor(a) com relação às interações e as
produções de culturas dos bebês e das crianças bem pequenas. Para tal, foi realizada
uma pesquisa de abordagem interpretativa, buscando tecer análises a partir dos registros
em forma de mini-histórias que compõem o E-book “Olhares sobre o experienciar na
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo:Turma Amarela 2019/2020”. No referencial
teórico abordo a importância das interações sociais, de um currículo pensado para os
bebês que leve em consideração o educar-cuidar, a sutileza das ações presentes nas
relações entre professores(as)/crianças, a importância da escuta sensível e do olhar
atento com os bebês. Disserto quanto às possibilidades de documentação pedagógica e
sobre as diversas formas de registros do cotidiano escolar. Conclui-se que é importante um
ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam exercer a conquista pela
autonomia, priorizando sempre o protagonismo infantil, considerando que os bebês e as
crianças bem pequenas se comunicam e expressam suas vontades através das múltiplas
linguagens.
Collections
The following license files are associated with this item: