dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Folgearini, Cinara da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:45:23Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:45:23Z | |
dc.date.issued | 2022-09-22 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26918 | |
dc.description.abstract | The present work addresses "Child Education before and during the Covid 19
pandemic: looks of teachers from a public school in Mata/RS", aimed to identify the
challenges and paths traced by Early Childhood Education teachers in the context
before and during the Covid 19 pandemic. We seek to understand the forms of work
developed before the pandemic by Early Childhood teachers at the Gente Miúda
Municipal School of Early Childhood Education and analyze the proposals developed
by them during the pandemic. We chose for the methodology the qualitative research
approach, supported by bibliographic research, which will have as theoretical basis
the authors Freire (1996), Britto (2005), Borba (2009), Prestes (2010), Kenski (2012),
Sousa (2012), Albuquerque et al (2017), Fernandes and Varani (2017), Pinazza and
Fochi (2018), Reis (2018) and Teixeira et al (2020), as well as public policies for Early
Childhood Education, and the legislation and legal documents created to regulate
remote work. The fieldwork was carried out from a questionnaire, intended for the
teachers of this school, with the purpose of recording their perceptions and also their
reports in relation to their proposals and work carried out before the pandemic, as
well as the proposals carried out in a period of social isolation. We also conducted an
individual interview with the teachers who made themselves available, to learn about
the challenges and paths traced by them in both periods. With this, we identified that
during the pandemic, collective work among teachers increased significantly, in
addition, we also observed that a more targeted work with letters and numbers still
persists in Pre-School, but also with games and interactions as governed by law.
During the research, it was possible to identify that the family was one of the biggest
challenges, because before the pandemic, its participation was not assiduous, but
during the pandemic it became more of a partner of the school, thus being more
participatory in the school education of children, their children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Pandemia Covid 19 | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Caminhos | por |
dc.title | A Educação Infantil antes e durante a pandemia COVID 19: olhares de professoras de uma escola pública de MATA/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda "A Educação Infantil antes e durante a pandemia Covid
19: olhares de professoras de uma escola pública de Mata/RS", tinha como objetivo
identificar os desafios e os caminhos traçados pelas professoras da Educação
Infantil no contexto antes e durante a pandemia Covid 19. Buscamos entender as
formas de trabalho desenvolvidas antes da pandemia pelas professoras de
Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda e
analisamos as propostas desenvolvidas por elas durante a pandemia. Escolhemos
para a metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, com apoio de pesquisa
bibliográfica, a qual, terá como embasamento teórico os autores Freire (1996), Britto
(2005), Borba (2009), Prestes (2010), Kenski (2012), Sousa (2012), Albuquerque et
al (2017), Fernandes e Varani (2017), Pinazza e Fochi (2018), Reis (2018) e Teixeira
et al (2020), assim como as políticas públicas para a Educação Infantil, e a legislação
e documentos legais criados para regulamentar o trabalho por meio remoto. O
trabalho de campo foi realizado a partir de um questionário, destinado às professoras
desta escola, com o propósito de registrar as percepções destas e também seus
relatos em relação às suas propostas e trabalhos realizados antes da pandemia,
como também as propostas realizadas em período de isolamento social. Também
realizamos uma entrevista individual com as professoras que se disponibilizaram,
para conhecer os desafios e caminhos traçados por elas em ambos os períodos.
Com isso, identificamos que durante a pandemia o trabalho coletivo entre as
professoras aumentou significativamente, além disso, observamos também que
ainda persiste na Pré Escola um trabalho mais direcionado com letras e números,
mas também com brincadeiras e interações como é regido por lei. Durante a
pesquisa foi possível identificar que a família foi um dos maiores desafios, pois antes
da pandemia a participação desta não era assídua, porém durante a pandemia
tornou-se mais parceira da escola, sendo assim mais participativa na educação
escolar das crianças, seus filhos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |