A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
Resumo
O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação
Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas
habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de professores do
curso de Educação Especial sobre o alunado com AH/SD. Dentre os objetivos do
estudo, buscou-se compreender a percepção dos professores do curso de Educação
Especial noturno da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM sobre o sujeito com
altas habilidades/superdotação. Quanto aos aspectos metodológicos, foi realizada
uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, fazendo uso de um estudo de
caso, com a realização de entrevistas baseadas em um roteiro semiaberto. Os
resultados apontam que as cinco professoras participantes, mesmo não tendo
formação inicial para o atendimento específico de sujeitos com AH/SD, por estarem
em um contexto favorecido têm conhecimento sobre esse alunado, sobre estratégias
de atendimento e ressaltam a importância da Subdivisão de Acessibilidade e da
Coordenadoria de Ações Educacionais, centros que realizam atendimentos para o
público alvo da Educação Especial e cursos de formação continuada. Ao findar a
pesquisa, reforça-se a necessidade de investimentos em pesquisa e extensão na área
das AH/SD. Há um grande empenho do corpo docente do curso pesquisado, e
comunidade acadêmica como um todo para inclusão, porém ainda há uma longa
trajetória pela frente.
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