dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Costa, Luiza Talita da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:49:14Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:49:14Z | |
dc.date.issued | 2021-08-05 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26921 | |
dc.description.abstract | The writing of this monograph presents the experiments in which during the pedagogy course they
produced developments in the question of how playing in the context of the school becomes interesting
and significant for the experiences of discoveries and development of children. In this sense, the
investigation was guided by the general objective that aims to understand the possibilities of playing
children in the context of the school. Linked to this are the specific objectives: to investigate whether
playing is part of the development of children's autonomy and to understand how playing can make the
child's learning meaningful, considering playing as a right. The methodological procedures were
designed to contemplate the limitations imposed by social distancing and the suspension of the school's
face-to-face activities due to the health crisis. In this sense, the approach looked at the quantitative
aspects of the materiality of bibliographic production in the area of children's education and play, the
production of the researchers Luciana Ostetto (2008),Maria Carmem Barbosa (2013), Tizuko Morchida
Kishimoto (2011), Kelly Werle (2015) among others who have been dealing with childhood and play in
the context of Brazilian education. Problematization allows us to glimpse the pedagogical perspectives
for the pedagogue's office and its relationship with the specificity of childhood that plays and experiences
his body in interactions with himself, with the other and the world. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.title | Infância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | A escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia
produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se
interessante e significativo para as experiências de descobertas e desenvolvimento das crianças. Nesse
sentido, a investigação foi orientada pelo objetivo geral que tem por finalidade compreender quais as
possibilidades do brincar das crianças no contexto da escola. Vinculado a isso encontram-se os
objetivos específicos: investigar se o brincar faz parte do desenvolvimento da autonomia das crianças
e compreender de que forma o brincar pode tornar a aprendizagem da criança significativa,
considerando o brincar como direito. Os procedimentos metodológicos foram pensados para
contemplar as limitações impostas pelo distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais
da escola em função da crise sanitária. Nesse sentido, a abordagem atentou para os aspectos
quantitativos da materialidade da produção bibliográfica na área da educação de crianças e o brincar,
atentando para a produção das pesquisadoras Luciana Ostetto (2008), Maria Carmem Barbosa (2013),
Tizuko Morchida Kishimoto (2011), Kelly Werle (2015) entre outras que se debruçam há tempos em
tratar da infância e o brincar no contexto da educação brasileira. A problematização permite
vislumbrarmos quais as perspectivas pedagógicas para o ofício da.o pedagoga.o e sua relação com a
especificidade da infância que brinca e experimenta seu corpo nas interações consigo, com o outro e o
mundo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |