Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorCosta, Luiza Talita da
dc.date.accessioned2022-11-16T18:49:14Z
dc.date.available2022-11-16T18:49:14Z
dc.date.issued2021-08-05
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26921
dc.description.abstractThe writing of this monograph presents the experiments in which during the pedagogy course they produced developments in the question of how playing in the context of the school becomes interesting and significant for the experiences of discoveries and development of children. In this sense, the investigation was guided by the general objective that aims to understand the possibilities of playing children in the context of the school. Linked to this are the specific objectives: to investigate whether playing is part of the development of children's autonomy and to understand how playing can make the child's learning meaningful, considering playing as a right. The methodological procedures were designed to contemplate the limitations imposed by social distancing and the suspension of the school's face-to-face activities due to the health crisis. In this sense, the approach looked at the quantitative aspects of the materiality of bibliographic production in the area of children's education and play, the production of the researchers Luciana Ostetto (2008),Maria Carmem Barbosa (2013), Tizuko Morchida Kishimoto (2011), Kelly Werle (2015) among others who have been dealing with childhood and play in the context of Brazilian education. Problematization allows us to glimpse the pedagogical perspectives for the pedagogue's office and its relationship with the specificity of childhood that plays and experiences his body in interactions with himself, with the other and the world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCriançapor
dc.titleInfância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoA escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se interessante e significativo para as experiências de descobertas e desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, a investigação foi orientada pelo objetivo geral que tem por finalidade compreender quais as possibilidades do brincar das crianças no contexto da escola. Vinculado a isso encontram-se os objetivos específicos: investigar se o brincar faz parte do desenvolvimento da autonomia das crianças e compreender de que forma o brincar pode tornar a aprendizagem da criança significativa, considerando o brincar como direito. Os procedimentos metodológicos foram pensados para contemplar as limitações impostas pelo distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais da escola em função da crise sanitária. Nesse sentido, a abordagem atentou para os aspectos quantitativos da materialidade da produção bibliográfica na área da educação de crianças e o brincar, atentando para a produção das pesquisadoras Luciana Ostetto (2008), Maria Carmem Barbosa (2013), Tizuko Morchida Kishimoto (2011), Kelly Werle (2015) entre outras que se debruçam há tempos em tratar da infância e o brincar no contexto da educação brasileira. A problematização permite vislumbrarmos quais as perspectivas pedagógicas para o ofício da.o pedagoga.o e sua relação com a especificidade da infância que brinca e experimenta seu corpo nas interações consigo, com o outro e o mundo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto